Aracaju, 28 de setembro de 2021

Funesa e SES se reúnem com Fiocruz Brasília para firmar parceria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em agenda realizada em Brasília (DF) na quinta-feira, 09, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), reuniram-se com a Fundação Oswaldo Cruz – Brasília (Fiocruz Brasília), a fim de estabelecer parceria para o avanço da Funesa, através de estratégias de ciência, tecnologia e inovação. A ideia é abrir possibilidades para a Fundação, que tem a missão de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de processos que dialogam com a execução das ações educacionais, serviços e, principalmente, com a perspectiva tecnológica do Telessaúde, pesquisa e inovação para o SUS.

Na oportunidade, uma agenda de possibilidades foi firmada com o propósito de fortalecimento das potencialidades da Funesa para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador. Para o coordenador de Integração Estratégica e coordenador do Colaboratório CTS da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, o diálogo foi bem-sucedido. “Nós tivemos uma boa conexão e definimos uma agenda bastante interessante. A Fiocruz tem expertise nesse campo de atuação. São muitos anos trabalhando com o Marco de Ciência e Tecnologia (Lei 13.243/2016), que viabiliza um apoio importante para que a gente possa, junto com a Funesa, organizar uma área que faça pesquisa em saúde pública, tecnológica e gere inovação. Principalmente no âmbito da transformação digital do SUS”, ressaltou.

A agenda dialoga com o momento que a Funesa vivencia de ser uma referência, segundo explicou a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, que participou da reunião acompanhada da diretora operacional da Funesa, Daniele Travassos. “Ficamos muito felizes com essa agenda de aproximação com a Fiocruz Brasília, com a receptividade que tivemos, e com as grandes possibilidades de parceria a ser celebrada entre a Fiocruz Brasília e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde e da Funesa, com vistas ao constante fortalecimento do SUS, por meio de novas possibilidades de financiamento e buscas de tecnologias aplicadas à ciência e inovação”.

Ainda de acordo com Lavínia é fundamental contar com toda a expertise e know-how da Fiocruz para apoiar a Fundação nesse processo de fortalecimento, de reconhecimento da Funesa como instituição de ciência, tecnologia e inovação para o SUS. “É um momento que a Funesa vivencia a ampliação do seu escopo de atuação”, afirmou a diretora geral.

Representando a SES, o diretor de Atenção Primária à Saúde da SES, João Paulo Brito, também esteve presente na reunião. De acordo com ele, a articulação da agenda de cooperação entre a Fiocruz Brasília e a Funesa é um importante movimento para potencializar as atividades da Fundação. “Essa parceria proporciona um intercâmbio de conhecimentos e expertises que, com certeza, ajudará muito no desenvolvimento do SUS no estado de Sergipe”, pontuou.

Fonte e foto SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia já tem suspeito do roubo das joias de Ana Alves, que inclui anel do seu pai, e já vai ouví-lo
Seduc convoca 57 educadores profissionais aprovados em seleção para cursos técnicos
Sergipe recebe mais de 67 mil vacinas para aplicação em primeira e segunda doses
Luciano Bispo diz que PDES revela potencialidades para investimentos