Aracaju, 19 de outubro de 2021

Goretti Reis participa da 24ª edição da Conferência da Unale no Mato Grosso do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realiza sua 24ª Conferência, sediada pela primeira vez no Mato Grosso do Sul. A procuradora da Mulher da Alese, deputada estadual Goretti Reis (PSD) participa do evento que objetiva unir os parlamentares das Casas Legislativas para o bem comum do processo legislativo em prol da sociedade brasileira nos Estados da Federação. Em pauta a discussão de projetos e programas que viabilizam o desenvolvimento de políticas públicas focadas na humanização, e na garantia de diretos sociais, sem esquecer dos deveres de cada cidadão.

“O intercâmbio de ideias fortalece conhecimento e enriquece as proposituras a serem adotadas pelos estados. Representar o parlamento sergipano, neste evento, é motivo de orgulho. A atuação da Unale é de extrema importância, detalhe, hoje presidida por uma mulher, o que muito nos alegra. Não que os homens não saibam administrar, mas sou defensora da ocupação de cargos por mulheres. Participar deste evento é contribuir para o fortalecimento da mulher na instituição”, explicou Goretti.

15 Estados estão representados no evento

O evento está representado por 15 estados brasileiros que estudarão as melhores estratégias para o crescimento do parlamento, Casa do Povo, que tem como obrigação servir a sociedade em geral. “Cada parlamentar é um colaborador para a instituição. Apoiar e participar da dinâmica de um congresso é de extrema relevância. Aqui construímos oportunidades, propostas e estratégias que guiam caminhos para políticas públicas seguras. Valorizar o sistema federativo brasileiro é visualizar o fortalecimento da democracia”, pontuou a parlamentar.

Goretti ressaltou que legislar para os deputados estaduais é limitado e defende a ampliação de acesso dos parlamentares na apresentação de projetos de lei. “Essa é uma das importantes lutas da Unale, mudar a forma de legislar. Dar aos parlamentos autonomia na apresentação de leis coerente com a situação das políticas públicas voltadas para habitação, segurança, saúde, educação, assistência, meio ambiente e urbanização. Sergipe tem todos os requisitos para realizar um grande encontro, respeitando os critérios sanitários, com apoio dos Governos Estadual e Municipal para um evento com parlamentares do Brasil e de vários outros países”.

Conferência

A Conferência Nacional da Unale é organizada anualmente com o apoio das Assembleias Legislativas. O objetivo é o debate de propostas para a melhoria e desenvolvimento do País, a partir da experiência dos parlamentares das diferentes regiões e partidos do Brasil. A última edição foi em novembro de 2019, na Bahia.

Unale

Fundada em 1996, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de representação dos 1059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil, com a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundindo a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promovendo o debate permanente de grandes temas de interesse do país.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Epecialistas orientam como alimentação pode prevenir câncer de mama
Procuradoria da Mulher: “Já existe, mas está difícil ser materializada”, afirma vereadora
Dr. Samuel apresenta Moção solicitando a rejeição da PEC 05/21 que trata da composição do CNMP
Pimentel destaca ações em benefício dos simãodienses