Aracaju, 23 de outubro de 2021

Prefeitura de Aracaju autoriza jogos de futebol com presença limitada de público

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju autorizará a realização de jogos profissionais de futebol, organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a presença limitada de público. A medida foi definida nesta quinta-feira, 16, durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) em que foram estabelecidas as novas medidas restritivas de enfrentamento à covid-19. Pelo decreto municipal, em conformidade com a resolução estadual, fica permitida a presença de público nos jogos, limitado a capacidade de 20% dos estádios ou setores.

“Diante dos números apresentados e do comportamento da doença na nossa cidade, decidimos por seguir o que foi estabelecido pelo comitê técnico científico estadual e autorizamos a realização dos jogos profissionais de futebol, sendo o primeiro nesta sexta-feira, à noite, no Batistão, entre o Confiança e Sampaio Corrêa. Definimos os protocolos e criamos uma força-tarefa para acompanhar o cumprimento de todas as diretrizes estabelecidas. Será uma espécie de evento teste e esperamos que tudo ocorra de maneira ordeira e organizada”, declarou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Na reunião, Edvaldo estabeleceu a criação de um grupo de trabalho para definição, acompanhamento e fiscalização dos protocolos sanitários durante a realização do jogo. A força-tarefa será coordenada pela vice-prefeita Katarina Feitoza, com a participação dos secretários da Defesa Social (Luís Fernando Almeida), de Governo (Evandro Galdino), da Saúde (Waneska Barboza) e pelo presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Luiz Roberto Dantas).

Protocolos

Para ter acesso ao estádio, o torcedor deverá ter tomado as duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19, ou apresentar um teste antígeno ou RT-PCR com resultado negativo, que tenha sido realizado nas 72 horas que antecedem a partida. A vacina poderá ser comprovada com o cartão de vacinação ou com o aplicativo Conecte SUS. Também será necessário apresentar documento de identificação com foto. No caso do teste, o torcedor também deverá estar munido de documento com foto.

O decreto estabelece também que a fiscalização será de responsabilidade da entidade organizadora, assim como dos acessos aos estádios. Os portões deverão ser fechados com 1 hora de antecedência do início da partida, e o público deverá permanecer sentado, com distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, permanecendo vedada qualquer tipo de aglomeração. O uso de máscara  pelo público também será obrigatório.

Além disso, também fica proibida a presença da torcida visitante e a venda de bebidas alcoólicas e/ou alimentos dentro do estádio. Também fica vedada a presença de torcidas nas imediações do estádio. Já com relação à venda dos ingressos, deverá ser realizada, prioritariamente, por meio eletrônico.

Situação epidemiológica

De acordo com os dados apresentados na reunião, a capital sergipana não registrou, até o momento, óbitos por covid-19 em setembro. Além disso, Aracaju já vacinou  463.800 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 69,75%  da população acima de 12 anos. Somente nos últimos sete dias, o município avançou 1,67%  na vacinação.

Foto: Marcelle Cristinne/PMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)