Aracaju, 22 de outubro de 2021

Setur visita Itabaianinha e destaca potencialidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Visita técnica aconteceu no Polo de Moda, um complexo que congrega dezenas de fábricas e gera milhares de empregos diretos e indiretos, atraindo compradores atacadistas de diversas regiões do país

Em visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) abordou o desenvolvimento de atividades turísticas em Itabaianinha, por meio de projetos envolvendo a criação da rota da moda e da cerâmica. O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, juntamente com sua equipe técnica, foi recepcionado pelo prefeito, Danilo de Joaldo, e pela deputada estadual Janier Mota.

A visita técnica aconteceu no Polo de Moda, um complexo que congrega dezenas de fábricas e gera milhares de empregos diretos e indiretos, atraindo compradores atacadistas de diversas regiões do país e potencializando o comércio e turismo de negócios. Para o secretário Sales Neto, o município de Itabaianinha possui uma grande vocação para esta modalidade turística, com destaque para os segmentos modista e ceramista.

“Fomos recepcionados, eu e minha equipe, pela deputada Janier Mota e pelo prefeito Danilo, e juntos traçamos a adoção de projetos de infraestrutura que potencializam o turismo em Itabaianinha. É um município que já congrega o polo da moda, com mais de 60 fábricas, que produzem com alta qualidade e preços especiais. Isso atrai turistas de várias regiões do país, gerando emprego e renda”, disse o secretário.

Sales Neto destacou, ainda, o desenvolvimento de produtos em cerâmica no município. “Itabaianinha abriga um complexo de mais de 40 indústrias do derivado do barro, além da maior cerâmica do Nordeste”, acrescentou. No povoado Poxica, a equipe conheceu a Louça Morena, que se caracteriza pelas peças de barro confeccionadas artesanalmente por mulheres da localidade. A produção representa uma grande riqueza cultural e histórica, com técnicas transmitidas por gerações.

A deputada estadual Janier Mota falou sobre a importância da visita da equipe de turismo do Governo do Estado. “O nosso município é rico, tem uma diversidade de atrativos, e o nosso povo é trabalhador e muito inteligente. Então, é um momento de gratidão pelo dia de hoje. Minha função é cobrar para que esses projetos sejam agilizados para o nosso município”, reforçou.

De acordo com o prefeito de Itabaianinha, as atividades turísticas são articuladas em nível estadual e nos municípios, de forma integrada. “Para criar um roteiro, a equipe da Setur conheceu o potencial do nosso município. Aqui, foi proposto criar a rota da moda, abrangendo Itabaianinha, Tobias Barreto, Umbaúba e toda essa região que também é produtora de artigos de moda”, relatou Danilo de Joaldo.

Seguindo a agenda, foram visitadas as futuras instalações do Centro de Artesanato, terminal rodoviário e sede da Prefeitura. A equipe também compareceu ao casarão das bebidas, local em que é produzido de forma artesanal o licor Maria Bonita, em um processo que passa de geração para geração. Também foi visitada a Praça do Tamarindo, conhecida como marco zero, onde surgiu o município e a Casa da Cultura, local que receberá as instalações do Museu de Itabaianinha.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Plantação de maracujá na irrigação estadual dá frutos de alta qualidade
SES capacita profissionais sobre notificação da violência
Caixa d’água descoberta Santa Luzia vira pousada para urubus
Câmara do Jovem Empresário apresenta plano de estímulo aos negócios em Sergipe