Aracaju, 20 de outubro de 2021

Prefeitura de Barra e Justiça firmam parceria para acolhimento aos apenados

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta segunda-feira, 20, o prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, e todos os secretários municipais participaram de uma reunião com os magistrados Dra. Heloísa de Oliveira Castro Alves e Dr. Nelson Madeira, Juiz substituto. Além deles, também participaram de forma virtual, a Dra. Pollyanna Mara de Castro Aguiar, representante da 2ª Promotoria de Justiça; a Dra. Ana Paula Souza Viana, 1ª Promotoria de Justiça e a Dra. Juliana Carvalho Macedo Sobral, Defensoria Pública. O objetivo foi  apresentar o novo projeto de acolhimento aos apenados e firmar uma parceria com a Gestão para o encaminhamento deles para serviços nas diversas Secretarias Municipais.

Segundo a Dra. Heloísa de Oliveira Castro Alves, a lei prevê  a necessidade do cumprimento da pena, mas também a de ressocialização. “Nós tínhamos a dificuldade de alocar o sentenciado em um serviço de relevância, em que ele realmente tivesse a oportunidade de sentir que o serviço é importante. Para isso firmamos uma parceria com o município com o intuito de organizar os locais que fossem disponibilizados para melhor colocação do apenado, do beneficiado em uma atividade de acordo com suas aptidões. Dessa maneira ganha o povo e ganha a Justiça que é feita”, enfatiza a magistrada.

E o prefeito Alberto Macedo também avalia como importante essa parceria. “O município tem o dever de atuar também na área preventiva e com essa parceria abrimos a oportunidade para que o apenado ou beneficiado se integre às ações sociais. É uma oportunidade que temos de reeducá-lo e reinserí-lo na nossa sociedade. E se participamos ativamente desse processo podemos contribuir muito para construir uma sociedade menos violenta e mais harmônica. Todos seremos beneficiados, porque diminuiremos a violência”, avalia o prefeito de Barra, Alberto Macedo.

A secretária de Assistência Social,  Emily Regina, responsável justamente por receber esses apenados e por distribuí-los para outras Secretarias ressalta que o judiciário encaminhará a lista e informará as datas que os mesmos irão à Secretaria de Assistência para essa primeira conversa. “Faremos um bate papo, saberemos o que a pessoa gosta, quais aptidões de trabalho para indentificar qual a Secretaria que o encaminharemos para que possa cumprir a pena de forma satisfatória, tanto para o município quanto para pessoa que vai cumprir. A importância dessa ação além da interligação entre as secretarias é o retorno para a comunidade”, acrescenta  Emily Regina.

Foto assessoria

Prefeitura De Barra Dos Coqueiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara
Com 6ª alta consecutiva, preço da gasolina já está 12% mais caro nas primeiras semanas de outubro