Aracaju, 20 de outubro de 2021

SES discute com municípios implantação de DIU nas UBSs

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Uma reunião no auditório da Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda, 20, discutiu com representantes de seis municípios sergipanos a implantação de DIU ginecológico nas Unidades Básicas da Saúde. O encontro foi promovido pela Diretoria de Atenção Especializada e Urgências (DAEU), através da Coordenação Estadual de Assistência Ambulatorial.

A enfermeira e gerente assistencial do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Záira Freitas, disse que a reunião teve o propósito de orientar os municípios que querem implantar o DIU nas USB’s para depois começar um processo de capacitação dos profissionais no procedimento ginecológico.

“O encontro nos surpreendeu pelo volume de profissionais presentes. Os municípios querem inserir o DIU na Atenção Primária à Saúde. Hoje o CAISM faz a implantação do DIU para ajudar a rede e divulgar o método não hormonal de prevenção da gravidez”, disse.

O DIU (dispositivo intrauterino) é uma pequena estrutura colocada no interior da cavidade uterina através de um procedimento relativamente simples. Sua eficácia chega a 99%. O DIU apresenta como principal vantagem seu uso por períodos prolongados, podendo ser mantido na cavidade uterina por até dez anos, dependendo do tipo utilizado.

Apesar de ter sua eficácia comparada à de anticoncepcionais orais, o DIU apresenta a vantagem de não precisar se lembrar todos os dias de usar o método. Além disso, esse método não interfere na relação sexual e nem no processo de amamentação. Pode ser utilizado por mulheres de qualquer idade e não afeta a fertilidade da paciente.

“Durante a pandemia a procura por esse método aumentou significativamente, por isso, vamos atualizar e capacitar a Atenção Primária à Saúde na inserção do dispositivo”, finalizou Záira.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara
Com 6ª alta consecutiva, preço da gasolina já está 12% mais caro nas primeiras semanas de outubro