Aracaju, 22 de outubro de 2021

SES reativa leitos para pacientes neurológicos e cardiológicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reativou, nesta segunda-feira (20), 10 (dez) leitos de UTI que irão compor a Unidade Vascular do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). O foco é ampliar a assistência a pacientes neurológicos e cardiológicos.

Os leitos de terapia intensiva estavam sendo utilizados para tratar os pacientes diagnosticados com a Covid-19. Com a conversão, eles voltam a atender pacientes com outras patologias não relacionadas ao coronavírus. A medida só foi possível depois da redução de casos e do índice de transmissibilidade da doença em Sergipe. “O atual cenário de número baixo de pacientes com o quadro de Covid-19 permitiu que pudéssemos converter esses leitos de UTI, otimizando o uso neste momento. Agora vamos mudar o perfil da unidade, recebendo cinco pacientes relacionados a neurologia e cinco da cardiologia, com diagnósticos precisos e autorizados pelo SIGAU, como já era feito anteriormente. São dez leitos de terapia intensiva muito importantes para o fluxo na rede do Estado”, informou o coordenador médico do Eixo crítico do hospital, Dr. José Edvaldo dos Santos.

Dos dez leitos, cinco são destinados a neurologia que passa a receber, a partir de hoje, pacientes com pós trombólise do AVC isquêmico e outros cinco leitos de cardiologia que receberão pacientes com bradarritmias (chamada BAVT), onde há a necessidade de implante de marcapasso trans venoso. Os outros leitos serão destinados ao paciente infartado pós a realização do cateterismo cardíaco. “Entendemos que agora os pacientes portadores de enfermidades não Covid-19 é que têm maior necessidade. Com essa conversão, teremos uma redução significativa na demanda reprimida por leitos de UTI, ajudando a salvar vidas”, concluiu o coordenador médico.

Informações e foto SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeitura de Barra e Sebrae realizam curso para microempreendedor individual
Plantação de maracujá na irrigação estadual dá frutos de alta qualidade
SES capacita profissionais sobre notificação da violência
Caixa d’água descoberta Santa Luzia vira pousada para urubus