Aracaju, 20 de outubro de 2021

Dia Estadual de Luta da PCD: Rodrigo Valadares fala sobre conscientização e inclusão social

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta terça-feira, 21, é comemorado em Sergipe o Dia Estadual de Luta da Pessoa Com Deficiência (PCD), instituída em 2015. A data serve para conscientizar as pessoas sobre a situação, evitando preconceitos e ressaltando a importância dos meios de inclusão destas pessoas perante a sociedade.

Em celebração a este dia, o deputado estadual, Rodrigo Valadares (PTB), aproveitou para elucidar que é um dever dos parlamentares se pronunciarem em apoio à causa. “Como deputados estaduais escolhidos pelo povo, temos o dever de nos atentarmos a contribuir no reforço à conscientização em nosso Estado sobre as lutas das pessoas com deficiência, além de tentar facilitar, ao máximo, a acessibilidade, as oportunidades e os direitos de cada uma delas”, disse.

Na última semana, o parlamentar solicitou ao Governo do Estado que atualize o valor do teto de R$ 140 mil para isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de novos carros destinados a pessoas com algum tipo de deficiência, Lei de Nº 14.183/21, sancionada pelo presidente Bolsonaro em julho deste ano.

No pedido feito através da Indicação nº 482, Rodrigo pontuou que, além de contribuir com o direito de locomoção das pessoas com deficiência, a medida supre a ausência de acessibilidade que a categoria exige.

“A não atualização desses valores impossibilita a compra de um carro novo por pessoas com deficiência, que já possuem muitos outros gastos, reduzindo o seu direito de ir e vir. Afinal, as isenções para o carro PCD existem para compensar a falta de transporte público adaptado que atenda a todos, calçadas de qualidade, rampas nas esquinas e faixas de pedestres elevadas”, pontuou.

Por fim, ainda em contribuição, o deputado solicitou a atualização do teto de isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) e Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que atualmente estão defasados.

Foto: Jadilson Simões

Por Luísa Passos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Rogério vota pela criação de auxílio para famílias de baixa renda comprarem gás
Aracaju: Secretaria Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta no município
Hospital Primavera celebra Dia do Médico de uma forma diferente
Governo de Sergipe paga o auxílio tecnológico a mais de 5.700 professores