Aracaju, 22 de outubro de 2021

Sergipe: Sindicatos pedem que deputados digam não à reforma Administrativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

CUT-SE, sindicatos filiados e outras entidades fizeram mais uma vigília no aeroporto para dialogar com deputados federais sergipanos sobre os prejuízos da PEC 32 para os servidores e para o serviço público

Na porta do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sindicatos filiados e outras entidades fizeram mais uma vigília à espera dos deputados federais sergipanos para dialogarem sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da reforma Administrativa, também conhecida como “PEC da Rachadinha”, sinônimo de corrupção.

O deputado federal Fábio Henrique (PDT) conversou com os representantes do movimento sindical antes de pegar o avião para Brasília, ele afirmou que o seu partido é contra a PEC 32.

“Meu posicionamento é contra, totalmente contra. Se for votada amanhã na Comissão, provavelmente a PEC 32 vai para o Plenário na quinta, mas isso a gente não pode nunca prever”, declarou.

O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, comemorou o avanço da luta contra essa reforma que destrói o serviço público do país e avaliou que a  mobilização de servidores municipais, estaduais e federais de todo o Brasil está impedindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acelerar a aprovação de mais este ataque aos trabalhadores proposto pelo governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL).

“É muito positiva esta conquista, a bancada do PDT toda vai votar contra a PEC 32. Isso é resultado de diálogo das centrais sindicais em todos os estados, este trabalho de recepção nos aeroportos que estão acontecendo em muitas cidades e também em Brasília para alertar sobre a gravidade desta proposta para o serviço público”, afirmou Roberto Silva.

Como Sergipe vai votar?

Essa foi a segunda vez que as entidades sindicais abordaram os deputados federais no aeroporto de Aracaju para solicitar apoio contra a Reforma Administrativa. Na semana passada, dia 13, os sindicalistas conseguiram dialogar com outros parlamentares.

Os deputados federais que já declararam voto contrário à PEC da Corrupção foram João Daniel (PT) e Fábio Mitidieri (PSD). Na semana passada, o deputado Gustinho Ribeiro(SD) afirmou que ainda estava estudando o assunto para decidir seu voto. Os deputados Laércio Oliveira (PP), Bosco Costa(PL), Fábio Reis (MDB) e Valdevan Noventa (PL) não divulgaram como pretendem votar.

Nas redes sociais da CUT, eleitores de Valdevan Noventa afirmaram que ele vai votar contra a PEC 32. “Realmente a gente espera que Valdevan Noventa escute seus eleitores e vote contra a Reforma Administrativa que só vai promover a destruição dos serviços públicos no Brasil. Esperamos que os demais deputados federais de Sergipe decidam cancelar esta Reforma prejudicial a toda população que depende do serviço público”, afirmou Roberto Silva, presidente da CUT Sergipe.

Nessa segunda-feira, a FETAM, CUT, CTB, UGT, CSP-Conlutas encaminharam um ofício direcionado para todos os deputados federais de Sergipe solicitando o apoio e o voto contrário à PEC 32, bem como alertando de que  a proposta é prejudicial ao serviço público e à população brasileira em geral. A CUT também enviou um ofício orientando todas as direções sindicais a se encaminharem à Brasília nesta semana para pressionar pessoalmente os deputados federais contra a aprovação da PEC 32.

Ruim pro Serviço Público e Boa pra Corrupção

Confira alguns dos muitos prejuízos que a Reforma Administrativa poderá causar aos servidores públicos e à população:

  • acaba com a estabilidade dos servidores
  • acaba com concurso público
  • prioriza contratos temporários, terceirizações e apadrinhados
  • prejudica as carreiras dos servidores
  • reduz salários e jornada
  • extingue órgãos públicos
  • privatiza serviços públicos
  • população vai pagar por serviços

Foto assessoria

Por: Iracema Corso, CUT-SE

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeitura de Barra e Sebrae realizam curso para microempreendedor individual
Plantação de maracujá na irrigação estadual dá frutos de alta qualidade
SES capacita profissionais sobre notificação da violência
Caixa d’água descoberta Santa Luzia vira pousada para urubus