Aracaju, 20 de outubro de 2021

Cassação assusta o governo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Adiberto de Souza *

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral de manter a cassação da deputada estadual Diná Almeida (Podemos) deixou o governo de Sergipe de orelha em pé. É que os ministros do TSE podem repetir a dose quando forem julgar os recursos contra as cassações do governador Belivaldo Chagas (PSD) e da vice Eliane Aquino (PT). Os dois foram cassados pelo TRE por abuso do poder econômico, mesmo motivo que tirou o mandato de Diná Almeida e a deixou inelegível por oito anos. Há quem garanta que as acusações feitas pelo Ministério Público contra Belivaldo e Eliane são muito graves e que dificilmente os dois conseguirão manter seus mandatos até o fim. Governistas mais otimistas, contudo, pensam diferente e até apostam como o governador e a vice serão absolvidos pelos ministros do TSE. Aguardemos, portanto!

Fala aos sergipanos

O presidente nacional do DC, José Maria Eymael, concederá entrevista, às 17h desta quarta-feira, à Rádio Cultura de Sergipe. Vai falar sobre as perspectivas do partido para 2022, quando ele tentará novamente se eleger presidente da República. Ex-deputado federal constituinte, Eymael tenta chegar ao Palácio do Planalto desde 1998, já tendo sido derrotado em cinco eleições presidenciais. Home vôte!

Deputado passa bem

Após o susto, o deputado federal Fábio Henrique (PDT) se restabelece em seu apartamento em Brasília. Ontem, ele sentiu uma forte arritmia cardíaca quando atendia prefeitos sergipanos, tendo sido levado às pressas para o serviço médico da Câmara Federal. Os exames descartaram o infarto, porém o médico cardiologista confirmou que existe uma disfunção simples no coração do deputado que precisa ser tratada. Fábio Henrique informou que fará o tratamento com o cardiologista que o acompanha em Aracaju. Saúde!

Voto jovem

Os jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições, podem tirar a primeira via do título eleitoral. É necessário, contudo, ficar atento ao prazo para tirar o documento: de janeiro a maio do ano que vem. Conforme a Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.  Fique ligado!

Nome sai em novembro

O nome do candidato ao governo pela situação deverá ser conhecido nas primeiras semanas de novembro. Pelo menos foi o que afirmou o governador Belivaldo Chagas (PSD) ao receber em audiência o prefeito e o ex-prefeito de Socorro, respectivamente, Padre Inaldo (PP) e Zé Franco (DEM). Os dois disseram que independente de quem seja o candidato, apoiarão por entender que o indicado por Chagas será melhor para Sergipe. Inaldo aproveitou para negar que poderia apoiar a candidatura ao governo do senador Rogério Carvalho (PT). Misericórdia!

Prefeito versus delegado

Será hoje a audiência de instrução do processo movido pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), contra o delegado Paulo Márcio (DC). O pedetista acusa o policial de crime de calúnia porque este criticou a licitação para a construção do hospital de campanha da capital. Desde o ano passado, o delegado ex-candidato a prefeito de Aracaju já ganhou três das quatro ações ajuizadas por Edvaldo contra ele. Marminino!

Jornalista melhora

Atingido por um AVC e logo depois um derrame pleural, o jornalista Osmário Santos, 69 anos, está internado no Hospital São Lucas, em Aracaju. A previsão da família é que ele deverá receber alta em breve. O comunicador é portador de Alzheimer e vinha sendo tratado em casa, com o acompanhamento dos familiares. Ex-colunista do Jornal da Cidade, Osmário é autor dos livros “Memórias de Políticos Sergipanos no Século XX” e “Oxente essa é a nossa gente”. Melhoras, amigo!

Deputado papagaio

O deputado estadual João Marcelo (PTC) arranjou encrenca ao criticar a administração do prefeito Mário (Cidadania), de Nossa Senhora das Dores. Os aliados do gestor caíram de pau no parlamentar. Segundo o vereador Fábrício Menezes (Cidadania), João Marcelo “parece um papagaio, pois vive repetindo tudo que escuta”. O cidadanista disse ainda que o deputado de protege na imunidade parlamentar para “mentir, atacar e caluniar os vereadores e o prefeito de Dores”. Crendeuspai!

Delegado baleado

E o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) lamentou a tentativa de homicídio contra o delegado de Polícia Marcelo Hercos. O policial foi atingido por três tiros ao tentar prender um trio de criminosos que passavam dinheiro falso num posto de combustível de Aracaju. “Torcemos muito por sua recuperação e que os culpados sejam identificados e punidos por esta barbaridade”, postou Mitidieri nas redes sociais. Certíssimo!

Palanque garantido

O secretário do PSD de São Cristóvão, Nélio Miguel Junior, garante que, apesar de o prefeito Marcos Santana (MDB) declarar apoio à futura candidatura do senador Rogério Carvalho ao governo, o candidato governista não ficará sem palanque no município. Segundo Nélio, o PSD já trabalha a ampliação do arco de alianças que dará suporte à candidatura majoritária apoiada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). Ah, bom!

Recorte de jornal

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Cruzada, em 29 de maio de 1969.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Rogério vota pela criação de auxílio para famílias de baixa renda comprarem gás
Aracaju: Secretaria Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta no município
Hospital Primavera celebra Dia do Médico de uma forma diferente
Governo de Sergipe paga o auxílio tecnológico a mais de 5.700 professores