Aracaju, 20 de outubro de 2021

Fórum reúne nesta sexta-feira Presidentes de Creas do NE em Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A nova Lei de Licitações e o Impacto na Engenharia é um dos principais assuntos da pauta da 5ª Reunião do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste que acontece a partir das 9horas desta sexta-feira (24) na sede do Crea-SE, em Aracaju. A reunião terá a participação, de forma virtual, do Superintendente de Integração do Sistema Confea/Crea, o engenheiro civil, Osmar Barros Júnior, que no evento representará o presidente do Confea, Joel Krüger.

O andamento dos estudos relacionados à Resolução 1121 que dispõe sobre o registro de pessoas jurídicas, de direito público e privado, no Sistema Confea/Crea também faz parte da pauta da reunião.De acordo com o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, a Resolução redefine a possibilidade do profissional pertencer ao quadro técnico de várias empresas.

“Hoje com base na Resolução 336, o profissional é responsável tecnicamente pela empresa, o que é um equívoco. Na verdade ele deve ser somente responsável tecnicamente pelas atividades da empresa, o que lhe permite atuar em várias, cabendo a ele, de forma ética, avaliar sua capacidade de gerir suas tarefas”, explica o presidente.

Em relação à nova Lei de Licitações, promulgada em abril de 2021, a qual cria um novo marco legal para a realização das licitações e contratações públicas, o presidente do Crea-SE afirma que o dispositivo legal divide opiniões uma vez que, com 194 artigos, prevê mudanças nas licitações que nem sempre prezam pela qualidade e segurança. “Entendo que essa nova lei atinge negativamente a engenharia e o setor da construção civil como um todo, na medida em que obriga que sejam feitas licitações com a utilização de lances sucessivos de forma aberta (pregão)”, afirma.

Foto assessoria

Por Iris Valéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara
Com 6ª alta consecutiva, preço da gasolina já está 12% mais caro nas primeiras semanas de outubro