Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Aracaju mantém redução da taxa de internação e está há 27 dias sem óbito por covid

6

Com cerca de 90% da população adulta vacinada com ao menos uma dose da vacina contra covid-19, a capital sergipana está há 27 dias consecutivos sem registro de óbito por covid. Além disso, a cidade segue reduzindo a taxa de internação hospitalar para tratamento da doença e assiste à redução do número de novos casos, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) relativos à semana encerrada no sábado (25).

Este cenário positivo demonstra a importância da vacinação para o combate e controle da pandemia. De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, os estudos semanais registram que na semana 38 (equivalente ao dia 19 a 25 de setembro) houve uma queda de 7% nos novos internamentos tanto de enfermaria, quanto de UTI, em relação à semana 37, de 12 a 18 de setembro.

“Mesmo com a queda de internações, nesse grupo, a maior proporção é de idosos a partir de 60 anos. E já visualizando esse movimento no Brasil, o próprio Governo Federal entendeu a importância de fazer uma dose de reforço para os idosos. Por conta disso, o Município tem focado na dose de reforço desse público. Estamos imunizando com terceira dose idosos que receberam segunda dose até 10 de abril e imunossuprimidos, acima de 50 anos, que tenham recebido segunda dose há 28 dias”, explica.

Indicadores

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, a variação no número de casos de síndrome gripal registrado no E-SUS aponta uma redução de 16,8% nos registros na Semana 38 em relação à semana anterior.

“Os atendimentos a queixas respiratórias agudas na rede municipal também apresentaram redução de 3% em relação à semana anterior. Em relação ao total de hospitalizações, Aracaju já está com duas semanas de redução”, enfatiza.

Taise ressalta ainda a importância de manter os cuidados preventivos, mesmo que a pessoa já esteja vacinada. “Precisamos continuar usando máscara e não aglomerar. Temos que manter as medidas sanitárias, respeitar o distanciamento, a higienização das mãos e continuar todos os protocolos sanitário. O vírus está circulando, ele apenas está encontrando dificuldade por conta das pessoas que já estão vacinadas. Mas precisamos continuar mantendo as medidas de contenção, para evitar o aumento dos índices”, orienta a diretora.

Dose de reforço

Desde o dia 11 de setembro, a Prefeitura de Aracaju está aplicando a dose de reforço nos idosos (acima de 60 anos), incluindo os institucionalizados e acamados. Até o momento, 3.397 idosos já foram vacinados.

Qualquer idoso vacinado com a segunda dose até o dia 10 de abril, independente do tipo de vacina que recebeu anteriormente, pode buscar um dos pontos de vacinação que ofertam a terceira dose.

Funcionando das 8h às 16h, estão disponíveis os seguintes pontos para a dose de reforço: Unit (Farolândia), Estação Cidadania (Bugio), Uninassau (Avenida Augusto Franco), UBS Santa Terezinha (Robalo), Igreja Universal (próximo ao terminal do DIA), Riomar Shopping (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Industrial), além do drive montado no Parque da Sementeira, funcionando até as 17h.

Idosos acamados recebem a vacina em casa; caso o idoso não seja cadastrado, um familiar deve realizar o cadastro na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Fonte e foto SMS

Leia também