Aracaju, 20 de outubro de 2021

Instituto Banese implementa horta no Santa Maria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com o objetivo de estimular a produção sustentável e promover a alimentação saudável, o Instituto Banese desenvolve desde março o projeto de horta comunitária no Espaço Cuidar, no bairro Santa Maria, onde acontecem as aulas e ensaios da Orquestra Jovem de Sergipe. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas como comprometimento com a questão socioambiental.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS) e Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), a ação busca promover a conscientização e a capacitação no local, em especial de pais e alunos da Orquestra, incentivando a produção de alimentos sem agrotóxicos e o seu aproveitamento integral pela própria comunidade.

Para implementar a horta foi necessário a construção de um poço artesiano e casa da bomba, bem como uma base para a caixa armazenar a água bombeada. O Instituto também doou materiais diversos como pás, gadanhos, adubo e sementes. “Foi através do Instituto Banese que o sonho se tornou realidade. Tínhamos a vontade de realizar uma horta comunitária, mas não tínhamos os recursos e os meios. Foi essencial para garantir o futuro, através do cuidado no presente com os jovens e as famílias do Santa Maria”, conta Cláudia Pereira, coordenadora do Espaço Cuidar.

O projeto tem acompanhamento de uma equipe com nutricionistas e coordenação do engenheiro agrônomo Ivan Siqueira Barreto, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e coordenador do Projeto Construindo Cidadania, da Prefeitura Municipal de Aracaju. São plantios de ciclo curto, em especial de hortaliças, como coentro, salsa, rúcula, alface, couve, pimenta e tomate.

A comunidade aprovou a iniciativa. “É um projeto muito lindo aqui para o nosso bairro, não apenas para a Orquestra, pois, outras pessoas estão vindo colaborar. Vai melhorar nossa alimentação e até nosso entrosamento”, disse Isaac Matheus Ramos, aluno de contrabaixo. Para Tatiana dos Santos, mãe de quatro alunos da Orquestra, a horta é um espaço de aprendizagem. “Estou achando uma experiência boa tanto para mim, quanto para eles. Davi ontem aprendeu a plantar tomates e depois teremos o privilégio de colher algo saudável, sem veneno. É um estímulo para as crianças e tô aprendendo muito”.

Além de promover o cultivo de alimentos agroecológicos, a prática tem duplo benefício: consumo local e geração de renda, com a venda dos produtos excedentes. É também um novo espaço de socialização, uma atividade prazerosa capaz de proporcionar saúde física e mental. “A horta é um momento de interação. Quando a mãe vem trazer seu filho para a Orquestra, ao invés de ficar no celular, ela vai à horta e interage com as outras pessoas que estão ali. Já estamos com a espontaneidade de alguns jovens e crianças nos procurar perguntando o que pode fazer para ajudar. A receptividade foi muito boa”, afirma a coordenadora.

Esta ação se soma à tantas outras realizadas pelo Instituto Banese na vertente socioambiental, a exemplo da redução de utilização de copos descartáveis por seus colaboradores, do reaproveitamento de banners utilizados em eventos para a confecção de sacolas sustentáveis, e da destinação de material reciclável para a Cooperativa de Reciclagem de Aracaju – CARE, dentre outros, acreditando sempre que cada um pode fazer a sua parte para minimizar os danos causados ao Meio Ambiente.

O Grupo do Banese é composto pelo Banese e pela Sergipe Administradora de Cartões e Serviços S/A (SEAC), administradora do cartão Banese Card e da rede de adquirência TKS. Ainda fazem parte do grupo, a Banese Administradora e Corretora de Seguros, o Instituto Banese de Seguridade Social (SERGUS), a Caixa de Assistência dos Empregados do Banese (CASSE) e o Instituto Banese.

Nucom Instituto Banese

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara
Com 6ª alta consecutiva, preço da gasolina já está 12% mais caro nas primeiras semanas de outubro