Aracaju, 20 de outubro de 2021

O Suicídio foi tema do Sarau no Coreto de Monte Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Sarau no Coreto, Monte Alegre de Sergipe, chegou a sua 49ª edição, graças ao empenho de cada cidadão/cidadã monte-alegrense e admiradores visitantes. Na noite deste sábado, 25/09/21, através de uma sala virtual do Google Meet, diversas pessoas se reuniram para compreender melhor a questão do suicídio.

A psicóloga Laura Ingredy apresentou valiosas informações a respeito de um tema delicado, enfatizando que não podemos deixar a discussão apenas para o mês de setembro, pois se faz necessário discutir cotidianamente e em diversos contextos. Além disso, destacou os canais disponíveis para as pessoas buscarem ajuda através do Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando para o 188, como também o CRAS, CREAS e a Unidade Básica de Saúde (UBS).

O músico sergipano e idealizador do Coletivo de Sarau de Sergipe, André Lucas (Dé Lucas), enfatizou a questão da audição, porque nem sempre disponibilizamos tempo para oportunizar o outro ser ouvido e o quanto esta ação é importante para amenizar o número de suicídio.

O estudante de medicina e membro da Plêiade Cavalo-do-cão, Lucas Costa, alertou para sinais que talvez se apresentem comum, mas no fim são combustíveis para o suicídio, tais como: o consumo de álcool e de remédios.

A roda da discussão foi girando. Além desses pontos destacados, houve recitações de poemas feitas pelo poeta Jaci Farias e André Lucas.

Sabemos o quanto é difícil trazer a temática para uma roda de conversa, porque nos falta alguns elementos essenciais para conduzirmos a discussão.  Porém ficar sem enxergá-la é muito pior.

Estiveram presentes contribuindo e apoiando a Josenilde Vicente, Josinete Santos, professora Felisbela Ferreira (Bela), Tatiana Oliveira, Aissa Mirelly, prefeita Marinez Pereira, o secretário geral Luciano Lino, produtor de eventos Vadico, Inês Martins da Secretaria Municipal de Cultura, Anderson Plácido e Thiago Dantas da Plêiade Cavalo-do-Cão, entre outros (as). Agradecemos a cada um(a) por participar e apoiar o projeto. Em novembro, voltaremos ao coreto.

Vida longa ao Sarau no Coreto!

Carlos Alexandre N. Aragão

Professor e Idealizador do Sarau no Coreto

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara
Com 6ª alta consecutiva, preço da gasolina já está 12% mais caro nas primeiras semanas de outubro