Aracaju, 20 de outubro de 2021

Edvaldo acompanha inauguração de hospital materno-infantil da UFS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta terça-feira, 28, da inauguração da unidade materno-infantil do Hospital Universitário (HU). Erguido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o prédio foi entregue em junho deste ano, tendo parte das instalações já em funcionamento desde janeiro, com a realocação de serviços para o térreo e terceiro andar da unidade. A inauguração oficial do novo espaço do hospital-escola contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do secretário de Estado da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, representando o governador Belivaldo Chagas, e do deputado estadual Zezinho Sobral, representando a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

“A inauguração do hospital materno-infantil da UFS é um momento muito importante porque vai melhorar de maneira significativa o atendimento a este público em nossa cidade e em Sergipe. Além disso, se somará a nossa maternidade municipal, que estamos construindo em Aracaju, e ao hospital da criança, que o governo estadual vai inaugurar em breve, formando uma rede importante de atendimento para as nossas crianças. É mais uma iniciativa que mostra que os governos municipal, estadual e federal, unidos, podem solucionar diversos problemas que nossa sociedade enfrenta”, destacou Edvaldo.

O gestor de Aracaju ressaltou também que, com o novo espaço do hospital-escola, “o MEC traz uma obra que vai, efetivamente, melhorar a vida das pessoas”. “Vamos discutir juntos como irá funcionar. Aproveito para desejar boas-vindas ao ministro Milton Ribeiro e sua equipe do ministério. Que vocês possam vir sempre a nossa capital, nosso estado, trazendo boas novas para todos os sergipanos”, frisou o prefeito.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro,  agradeceu a hospitalidade do prefeito Edvaldo. Ele enfatizou que sentiu “a consideração muito grande” do gestor de Aracaju para com o MEC. O ministro também parabenizou a Universidade Federal de Sergipe pelo esforço para realizar a obra e disse que espera voltar em 2022 “para equipar a unidade”. “Também procederemos, aos poucos, com a contratação do quadro profissional”, completou Milton Ribeiro que fez, ainda, um breve balanço do trabalho realizado pelo ministério em 1 ano e 3 meses, período em que está na titularidade da pasta.

Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Joviniano disse que entregar a unidade “é realizar um sonho, da sociedade sergipana, dos docentes e dos profissionais de saúde da UFS”. “A obra foi finalizada em junho, com o apoio fundamental de diversas gestões desta reitoria e de docentes que se uniram a esta realização. Tivemos o apoio indispensável do MEC e a parceria da Ebserh. Graças a isso, a estrutura física ficou pronta e os serviços poderão ser iniciados”, salientou.

Presente na  solenidade, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, apresentou o trabalho que é realizado nas agendas do ministro em visita aos estados. Ele explicou também que “nessas conversas, o FNDE discute os planos de ações articuladas dos municípios, os novos projetos cobertos pelo fundo”. “Fazemos atendimento técnico junto aos prefeitos e secretários para dar vazão às demandas das cidades. Devemos chegar hoje a 1.300 prefeituras atendidas no país, até o momento. Um grande número”, detalhou o presidente do FNDE, acrescentando que “estamos aqui para auxiliar as prefeituras para ter acesso aos recursos para construção de equipamentos educacionais”, afirmou.

No evento, foi exibido, ainda, em tempo real, o discurso do presidente Jair Bolsonaro, que participava de uma Cerimônia de Entrega de Títulos de Propriedades Rurais, em Teixeira de Freitas, na Bahia.

A unidade

A unidade materno-infantil do HU-UFS/Ebserh/MEC foi construída com o objetivo de ampliar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de expandir os espaços para ensino e pesquisa de excelência em Sergipe. O prédio possui cinco andares para a realização de procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Atualmente, estão em funcionamento o térreo e o terceiro andar. No térreo abriga o ambulatório da Saúde da Mulher com a oferta de especialidades como ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia para gestantes e fisioterapia uroginecológica. Também podem ser realizados exames ginecológicos.

Já no terceiro andar funciona a enfermaria hospitalar de pediatria, com 14 leitos ativos, onde são ofertados serviços regulares de assistência. No local, uma equipe multidisciplinar também oferece atividades recreativas em brinquedoteca e outras à beira-leito, como o projeto “Cineterapia”, cinema para crianças e adolescentes.

Para que a unidade entre em pleno funcionamento, o HU-UFS/Ebserh/MEC está em tratativas com o gestor local do SUS para contratualização dos serviços, podendo ser municipal ou estadual. A unidade também está em busca da aquisição de mobiliário e equipamentos tecnológicos para prestação de mais serviços.

O espaço destinado ao ensino e pesquisa também está pronto para utilização. A área é composta por três salas de aula, com capacidade para até 18 pessoas cada, equipadas com lousas de vidro, carteiras, birôs e cadeiras de escritório. Também possui um auditório com lugares para 80 pessoas sentadas.

Maternidade de média e alta complexidade

Após a conclusão das tratativas com os gestores locais do SUS para contratualização de serviços, a unidade materno-infantil poderá funcionar como maternidade de média e alta complexidade, com capacidade para realizar cerca de 500 partos mensais. Adquiridos os equipamentos necessários e contratualizados os serviços, a unidade contará com aproximadamente 146 leitos distribuídos entre UTI Neonatal, UTI Adulto (mulher), UTI Pediátrica, leitos de enfermaria e de alojamento conjunto (mãe e bebê).

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara
Com 6ª alta consecutiva, preço da gasolina já está 12% mais caro nas primeiras semanas de outubro