Aracaju, 22 de outubro de 2021

Fábio Henrique: a Agricultura auxiliará a regularizar a situação das queijarias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

As pequenas queijarias do sertão sergipano terão agora a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura para auxiliá-los na regularização das empresas, para atender às novas exigências sanitárias. Essa foi uma grande conquista intermediada pelo deputado federal Fábio Henrique (PDT/SE), entre o secretário Zeca da Silva e a Associação Sertaneja de Queijeiros ‘Sertão Forte’, na manhã de segunda (dia 27).

“O meu objetivo foi abrir um canal entre os pequenos empresários e a Secretaria de Estado da Agricultura. O Estado precisa olhar também para os pequenos produtores, criando benefícios para eles. Eles fazem a economia da região movimentar, são mais de 600 mil litros de leite consumidos nas mais de 300 pequenas queijarias”, declarou o deputado Fábio Henrique.

A presidente da Associação Sertaneja de Queijeiros ‘Sertão Forte’, Maria Joseane da Costa, afirmou que todas as dificuldades que as pequenas empresas tinham para regularizar a situação das queijarias estão sendo resolvidas desde que o deputado Fábio Henrique se sensibilizou com a situação e decidiu ajudar.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, explicou que existem algumas questões nacionais que dificultam as aprovações; mas que o Estado tem determinações próprias e as queijarias estão se adequando. “Tenho que fazer com que os problemas sejam resolvidos. A bacia leiteira será melhor atendida. Vamos organizar uma força-tarefa com as demais secretarias para avaliar os projetos já apresentados”, afirmou Zeca.

Licenças

Algumas queijarias já iniciaram o processo para a liberação das licenças ambientais, esses projetos estão tramitando na Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe – Adema. “O presidente da Adema, Gilvan Dias, solicitou que a equipe técnica acompanhasse as situações das licenças, se há necessidade de adequações nas fábricas ou se estão de acordo como determina a preservação ambiental”, explicou o deputado Fábio Henrique.

Foto assessoria

Por Henrique Matos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil frustra entrega de droga no município de Itabaiana
Sergipe recebe mais de 92 mil doses de vacina contra a covid-19, nesta sexta-feira
Edição 100% digital da Feira do Empreendedor começa neste sábado
Alfabetizar pra Valer: Seduc inicia formação continuada para professores do 3º ano do ensino fundamental