Aracaju, 23 de outubro de 2021

Parcerias possibilitam ampliar pontos de vacinação contra covid

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A campanha de imunização contra covid-19 foi iniciada, na capital sergipana, em janeiro deste ano e, para garantir maior cobertura durante sua realização, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), conta com parcerias e apoios fundamentais, os quais têm viabilizado a ampliação dos pontos de vacinação para receber a população.

Atualmente, a campanha contempla os adolescentes de 14 anos e segue aplicando a segunda dose (D2), assim como a dose de reforço naqueles que tomaram a D2 até o dia 10 de abril.

Para atender estes públicos, no momento, são 21 pontos de vacinação espalhados pela cidade, dos quais dez são Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os demais são frutos de parceria com outras secretarias municipais e instituições que se somaram à mobilização pela vacinação geral da população aracajuana.

“Desde o início da vacinação, buscamos parcerias para otimizar a imunização. Como nossas UBSs são pequenas e continuam com atendimento de rotina, a parceria com espaços como universidades e shoppings é fundamental para garantir conforto para o usuário”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Da mesma forma, ressalta a gestora, a união de secretarias viabilizam, por exemplo, o drive-thru montado na Sementeira o ponto do Estação Cidadania. Nossas equipes buscam, sempre, promover ações que engajem o usuário, que despertem a consciência que vacina é um ato coletivo e importante para sairmos da pandemia. Foi assim com a ação para jovens de 18 anos, na qual contamos com intervenções da Fundat [Fundação Municipal de Formação para o Trabalho], Funcaju [Fundação Cultural Cidade de Aracaju],  Sejesp [Secretaria Municipal da Juventude e Esporte] e parcerias com instituições privadas, como supermercado Massimo e plataforma de ensino Explicaê”, ressalta Waneska.

No âmbito do Município, o Parque da Sementeira, administrado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi um dos primeiros locais a garantir amplitude à vacinação.

“Quando recebemos a sugestão, de pronto a atentemos porque a prioridade passou a ser a vacinação, dentro dos serviços e trabalhos executados dentro da Prefeitura. O parque, por conta dos decretos, foi fechado para as atividades de costume, salvo os serviços realizados dentro da Sementeira, e é uma parceria que está dando certo. Realizamos uma logística inicial para a primeira dose, depois, outra logística para a segunda dose. Diariamente, observamos o movimento da D1 e D2 para avaliar se há a necessidade de alguma inversão para melhorar a circulação dentro do parque e facilitar o processo de vacinação no drive. E essa parceria permanecerá enquanto houver a necessidade dentro da ação”, afirma o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Além da Sementeira, a campanha de vacinação conta com o espaço do Estação Cidadania, coordenado pela Sejesp, e também com o drive-thru do 28ºBC, e os pontos estruturados no Shopping Riomar, Aracaju Parque Shopping, Universidade Tiradentes (Unit), Uninassau, Pio Décimo, Igreja Universal, Externato São Francisco e, anteriormente, ainda teve disponível o Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos (CEPJSS).

Para o superintendente-geral da Unit, Saumíneo Nascimento, a disponibilização do espaço da instituição reforça a parceria que já existe com o Município em outros serviços. “Junto à Prefeitura, a Unit tem, por exemplo, uma parceria na coordenação da UBS do bairro 17 de Março, além de outras tantas ações às quais nos somamos. Diante do momento em que vivemos, a vacinação é de extrema importância para garantir a saúde e o bem-estar da população, portanto, situações que convergem com os valores que a Unit acredita e apoia. Além do espaço, para desenvolver a campanha, a instituição também disponibiliza estudantes das áreas de enfermagem e medicina, mais um suporte significativo. Acreditamos que é com apoio que podemos alcançar objetivos comuns”, ressalta Saumíneo.

As parcerias têm sido fundamentais para tornar a campanha acessível a toda a população como, de fato, deve ser, como pontua o superintendente do RioMar Aracaju, Jaryo Lima. “Quando todos os esforços estão focados na imunização contra a covid-19, e estar inserido neste contexto, como ponto fixo de vacinação, é para nós, do RioMar Aracaju, uma grande satisfação”, frisa.

“Através do compromisso que firmamos com a Secretaria Municipal da Saúde, possibilitamos maior escala à vacinação e um ponto acessível para as famílias, com a infraestrutura necessária para acolher a população e os profissionais da saúde com segurança, unindo forças com o poder público para vencer esse momento desafiador. Do final de julho até agora, mais de 20 mil pessoas passaram pelo shopping em busca do imunizante. Um número expressivo, que ressalta a importância da parceria com a Prefeitura de Aracaju”, salienta Jaryo.

O superintendente do Aracaju Parque Shopping, Fábio Teixeira, reiterou o compromisso com questões sociais e a importância da parceria junto à SMS. Para ela, “é uma parceria de grande sucesso”.

O Parque Shopping foi o primeiro shopping a pleitear um ponto fixo de vacinação contra covid-19 e, nesse intuito, criamos um espaço amplo e confortável para os profissionais da saúde e para a população que vem tomar a vacina. Inclusive, diante do grande número de pessoas que nos procuram, criamos um segundo posto para ampliação da imunização, visando, junto com a Secretária Municipal de Saúde, proporcionar maior celeridade, mais conforto e melhoria contínua no serviço de vacinação. Estamos juntos pela vacina e reiteramos o nosso compromisso com a agenda vacinal, abrindo as nossas portas para doses de reforço, repescagens, vacinação de adolescentes e para qualquer calendário em que seja necessário a união de nossas forças”, completa Fábio.

Foto: Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)