Aracaju, 23 de outubro de 2021

Dermatite atópica: saiba o que é e como cuidar do eczema

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A dermatite atópica é um tipo de eczema, uma inflamação na pele, muito comum na infância, podendo ir da fase mais leve até a crônica. Segundo a Associação Brasileira de Dermatologia, de 15 a 20% das crianças têm essa inflamação, e 7% dos adultos podem desenvolver.

Em bebês podem se espalhar, principalmente no rosto, pés, pescoço, pernas, couro cabeludo e mãos. Já em crianças maiores e adultos, a dermatite costuma afetar regiões específicas como pescoço, cotovelos e joelhos. O dermatologista do Sistema Hapvida, Dr. Diogo Pazzini explica que a dermatite atópica é uma doença genética, crônica e inflamatória.

“Suas principais características são a pele seca e a coceira. Pode estar associada com outras formas de atopia como a asma e a rinite, geralmente surgem na infância após os três meses de vida e uma parte dos pacientes vão ter uma remissão da doença na adolescência”, esclareceu.

O especialista acrescenta que uma forma de prevenir é a hidratação da pele, mas é importante que seja o hidratante prescrito pelo dermatologista, e usá-lo logo após o banho. “É importante evitar roupas de lã, banhos demorados ou quentes demais. Existem diversos medicamentos para o controle da dermatite atópica, mas é necessário o acompanhamento com o especialista”, orientou o dermatologista.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)