Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Dermatite atópica: saiba o que é e como cuidar do eczema

8

A dermatite atópica é um tipo de eczema, uma inflamação na pele, muito comum na infância, podendo ir da fase mais leve até a crônica. Segundo a Associação Brasileira de Dermatologia, de 15 a 20% das crianças têm essa inflamação, e 7% dos adultos podem desenvolver.

Em bebês podem se espalhar, principalmente no rosto, pés, pescoço, pernas, couro cabeludo e mãos. Já em crianças maiores e adultos, a dermatite costuma afetar regiões específicas como pescoço, cotovelos e joelhos. O dermatologista do Sistema Hapvida, Dr. Diogo Pazzini explica que a dermatite atópica é uma doença genética, crônica e inflamatória.

“Suas principais características são a pele seca e a coceira. Pode estar associada com outras formas de atopia como a asma e a rinite, geralmente surgem na infância após os três meses de vida e uma parte dos pacientes vão ter uma remissão da doença na adolescência”, esclareceu.

O especialista acrescenta que uma forma de prevenir é a hidratação da pele, mas é importante que seja o hidratante prescrito pelo dermatologista, e usá-lo logo após o banho. “É importante evitar roupas de lã, banhos demorados ou quentes demais. Existem diversos medicamentos para o controle da dermatite atópica, mas é necessário o acompanhamento com o especialista”, orientou o dermatologista.

Fonte e foto assessoria

Leia também