Aracaju, 23 de outubro de 2021

Parceria garante oferta de livros para alunos da rede pública estadual

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sebrae e Seduc buscam disseminar empreendedorismo junto a alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental

O Sebrae em Sergipe realizou nesta quarta-feira, 29, a doação de 28.060 livros didáticos à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) para distribuição junto aos estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Eles serão utilizados no componente ‘”Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira”, que compõe a matriz curricular do 1º ao 9º ano.

A iniciativa foi possível graças a uma parceria firmada entre o Sebrae local e o Sebrae Rondônia, que disponibilizou o material. Os livros são parte integrante da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo de Sergipe.

A doação faz parte do trabalho desenvolvido pelo Sebrae para ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino no estado. Essa disseminação se dá por meio da oferta de conteúdos em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de desenvolvimento da cidadania.

No caso do JEPP, a ideia é ajudar as crianças e adolescentes a desenvolver o comportamento empreendedor, ensinando-as a planejar e organizar uma ação empreendedora por meio de um projeto de vida. O curso também aborda temas transversais, como a cultura da cooperação, inovação, sustentabilidade, ética e cidadania. A metodologia é semiaberta, ou seja, permite que o professor faça adaptações no conteúdo para adequá-lo à realidade local.

Parceria

Cada ano tem sua duração total dividida em encontros – em geral, de 10 a 15 reuniões, que variam de 2h a 2h30m cada um, totalizando 235 horas do 1º ao 9º ano. O curso pode ser realizado em um trimestre, em um semestre ou ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade da escola.

“ A ideia de todo esse trabalho é mostrar aos jovens que empreender não significa apenas abrir uma empresa. Queremos ensiná-los a pensar de forma mais crítica, a organizar suas ideias de maneira clara, trabalhar em grupo, apresentar, entender a noção de sustentabilidade, de ética, de perseverança e outras competências empreendedoras, ou seja, realizar o seu projeto de vida, o seu sonho”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Paulo do Eirado.

Em Sergipe a Seduc é uma das principais parceiras do Sebrae nesse trabalho de disseminação do empreendedorismo na educação.  Em 2019 foi assinado um termo de cooperação entre as duas instituições com o objetivo de implementar o componente curricular Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira para estudos voltados à preparação básica de alunos e professores de Ensino Fundamental (incluindo a Educação de Jovens e Adultos) e do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual.

A metodologia foi adotada pelas escolas das redes públicas estadual e municipais para o Ensino Fundamental desde o ano passado, de forma gradativa, integrando a parte diversificada do currículo escolar. Este ano o componente foi implementado em 135 unidades escolares, de 47 municípios, com 803 professores capacitados na metodologia e beneficiando 30.011 alunos.

“A educação básica passa por uma mudança fundamental com a aprovação da nova BNCC, possibilitando assim a oportunidade de trazer novos conceitos para a sala de aula. Para implementar essas novas diretrizes é preciso o apoio de parceiros e o Sebrae é um deles, já que seu trabalho de fomento ao empreendedorismo é reconhecido nacionalmente. Com a chegada desses materiais poderemos dar início a uma nova etapa no ensino em nosso estado”, ressalta o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto.

Foto assessoria

Por Wellington Amarante

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)