Aracaju, 23 de outubro de 2021

CBMSE alerta sobre a presença de caravelas no litoral e cuidados para evitar acidentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

As caravelas já começaram a aparecer no litoral e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) alerta para os cuidados que a população precisa ter com esses animais para evitar acidentes. “É preciso estar atento para evitar o contato, porque os tentáculos desses animais liberam toxinas, inclusive quando eles estão já na areia, especialmente com relação a crianças”, afirmou o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), major Márcio Caldas.

Segundo o major, a maior incidência de caravelas está relacionada ao período de reprodução da espécie, além da chegada de correntes frias no litoral. O contato com os tentáculos pode gerar sintomas leves, como vermelhidão e queimação em uma pequena área. “Nesses casos, a indicação é lavar com vinagre ou a própria água do mar para aliviar os sintomas. Não esfregue o local ou coloque águia doce, que podem piorar esses sintomas”, aponta.

O bombeiro alerta que em alguns casos é necessário buscar atendimento médico imediatamente. “Casos como uma grande área atingida, quando as regiões são face e tórax, ou ainda quando a vítima tenha sintomas como náuseas, vômito e falta de ar. Em todos esses casos é fundamental buscar uma unidade de saúde”, concluiu.

Fonte e foto: Ascom CBM

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)