Aracaju, 23 de outubro de 2021

Psicologia Positiva pode ser chave para bom desempenho dos estudantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Professor da Unit, Alvaci Resende, explica o que a Psicologia Positiva e como ela pode ser fundamental para os jovens

A Psicologia e suas ferramentas vêm sendo aplicadas ao longo das últimas décadas e encarregou-se de tratar problemas e patologias de diversos níveis em diferentes pessoas e contextos. Dentre as correntes de pesquisa, surgiu através de Martin Seligman, então presidente da Associação Americana de Psicologia (APA), a Psicologia Positiva.

De acordo com o Professor de Psicologia da Universidade Tiradentes, Alvaci Resende, a Psicologia Positiva trata-se de um movimento científico, com pesquisas de estudiosos do mundo inteiro, que buscam comprovar que os seres humanos podem ser mais felizes e terem uma vida melhor. “Ela é importante na vida das pessoas porque é a partir dela que as pessoas percebem as coisas com um melhor ângulo e com otimismo para encontrar o seu bem-estar, tudo desenvolvido a partir do PERMA que são os cinco pilares do bem-estar”.

O PERMA engloba Emoção Positiva, Engajamento, Relacionamentos, Significado e Resultado visando promover o funcionamento positivo do cérebro. O professor explica que a vertente da Psicologia é importante para diversos tipos de pessoa, especialmente para aquelas que estão passando por momentos mais turbulentos e difíceis, como jovens no período estudantil. “Os jovens que se preparam para vestibulares e trabalhos universitários podem e devem aplicar a Psicologia Positiva, pois, ela ajuda a controlar emoções, entender a ansiedade, o estresse, o medo e a raiva”.

Alvaci reitera que a partir do momento que esses jovens conseguem entender e dominar esses sentimentos, é possível tornar a rotina diária mais prazerosa, garantindo um bom resultado acadêmico. “Quando você pratica diariamente emoções positivas, quando você conversa com outro, interage com novas pessoas, tudo isso com gentileza, alegria e admiração, você gera emoções positivas”.

O professor Alvaci escreveu dois livros sobre a temática, visando levar conhecimento sobre a Psicologia Positiva, promovendo uma visão mais ampla do seu foco e da atuação dessa ciência em diferentes contextos. “Psicologia Positiva e a Ansiedade Durante e Pós COVID-19” e “Psicologia Positiva: A Ciência do Bem-Estar e da Felicidade” estão disponíveis para compra online.

Assessoria de Imprensa

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)