Aracaju, 23 de outubro de 2021

Hemose realiza coleta externa de sangue no TJ/SE, na segunda, 04

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza na próxima segunda-feira, 4, no horário das 8h às 13h, uma coleta externa de sangue na sede do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) localizado na Praça Fauto Cardoso, em Aracaju.

De acordo com o enfermeiro, Roney Magalhães Bamtin,  o programa Coleta Externa, possibilita a realização da doação com mais comodidade para o cidadão e reforça a importância da prática do ato de doar de forma regular.

“A coleta externa também visa a ampliação dos estoques sanguíneos, que em razão da pandemia, ainda vem registrando um baixo número de comparecimentos de voluntários a sede do Hemose e no posto de Coleta, no Shopping Riomar, totalizando uma média diária de 70 a 80 doações de sangue”, detalhou o enfermeiro.

Dentre os critérios para a doação é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial original com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, de trabalho ou título eleitoral.

Para doar sangue o voluntário deve comparecer ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede a doacao e evitar fumar por pelo menos 2 horas.

Em relação ao coronavirus é importante esclarecer que as pessoas que tiveram contato com paciente infectado ou com suspeita da doença, devem aguardar 14 dias para doação, e quem teve o diagnóstico da Covid-19, deve esperar 30 dias para doar sangue.

Imunização

Quem tomar as vacinas contra a Covid-19, deve ficar atento aos intervalos. Se tomar Coronavac deve guardar 2 dias para doar sangue e as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen, espera 7 dias. Mais informações através dos telefones: 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

Fonte e foto SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)