Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Hemose realiza coleta externa de sangue no TJ/SE, na segunda, 04

7

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza na próxima segunda-feira, 4, no horário das 8h às 13h, uma coleta externa de sangue na sede do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) localizado na Praça Fauto Cardoso, em Aracaju.

De acordo com o enfermeiro, Roney Magalhães Bamtin,  o programa Coleta Externa, possibilita a realização da doação com mais comodidade para o cidadão e reforça a importância da prática do ato de doar de forma regular.

“A coleta externa também visa a ampliação dos estoques sanguíneos, que em razão da pandemia, ainda vem registrando um baixo número de comparecimentos de voluntários a sede do Hemose e no posto de Coleta, no Shopping Riomar, totalizando uma média diária de 70 a 80 doações de sangue”, detalhou o enfermeiro.

Dentre os critérios para a doação é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial original com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, de trabalho ou título eleitoral.

Para doar sangue o voluntário deve comparecer ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede a doacao e evitar fumar por pelo menos 2 horas.

Em relação ao coronavirus é importante esclarecer que as pessoas que tiveram contato com paciente infectado ou com suspeita da doença, devem aguardar 14 dias para doação, e quem teve o diagnóstico da Covid-19, deve esperar 30 dias para doar sangue.

Imunização

Quem tomar as vacinas contra a Covid-19, deve ficar atento aos intervalos. Se tomar Coronavac deve guardar 2 dias para doar sangue e as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen, espera 7 dias. Mais informações através dos telefones: 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

Fonte e foto SES

Leia também