Aracaju, 19 de outubro de 2021

Outubro Rosa: prédios da SES recebem iluminação especial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Como parte da programação da Secretaria de Estado da Saúde para a celebração do Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama, os prédios do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e o Centro Administrativo da SES receberam uma iluminação especial.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes instalou no outdoor com refletores. A superintendente da MNSL, Lourivânia Prado, observou que o principal foco das ações são as mulheres, para que conheçam a doença e saibam como diagnosticá-la precocemente e o que fazer para preveni-la. “O objetivo é dar visibilidade ao movimento chamando a atenção da sociedade sobre o problema”, disse a superintendente.

Para a referência do Núcleo de Educação Permanente da MNSL, a enfermeira Digena Dias, a iluminação dos espaços públicos, é uma força a mais na mobilização social para alusão ao Outubro Rosa.  “Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de  fazer acompanhamento ginecológico  anual, inclusive fazer a realização da mamografia”, concluiu a enfermeira.

HUSE

No Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), ações de conscientização da população serão realizadas durante todo o mês de outubro em diversos setores do hospital. A iluminação da fachada é uma tradição do hospital todo ano.

“O Huse e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, estão imbuídos nesta campanha em diversas frentes e eu me refiro, nesse momento especificamente na iluminação especial a base de lâmpadas de led que são mais econômicas e iluminarão com a cor rosa nossa fachada principal e todos aqueles transeuntes e motoristas que passarem pela frente vão perceber que estamos presentes e atuantes a frente de uma campanha tão importante”, enfatizou o diretor administrativo-financeiro do Huse, Manoel Mário Ferreira.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em boa parte dos casos, ele pode ser detectado em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura. A coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, Meire jane Oliveira, ressalta a importância da campanha, da iluminação do hospital para chamar a atenção para a causa e do autoexame das mamas, além da orientação médica para uma prevenção.

“O câncer de mama se diagnosticado na fase inicial tem chance de cura, por isso é fundamental a mulher se tocar e fazer o autoexame das mamas e perceber se existe alguma alteração para buscar ajuda médica, o exame de mamografia também é muito importante e deve ser feito periodicamente. Tudo isso ajuda a prevenir o câncer de mama, por isso, se cuidem. Acho muito importante a gente chamar a atenção da sociedade para a causa do câncer de mama e a iluminação é uma ação positiva”, declarou.

Da assessoria

Foto: Valter Sobrinho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Vereador Cícero pede urgência em obras de pavimentação no Bairro Santa Maria
Aracaju lança projeto para infraestrutura de dados espaciais
Editora Seduc divulga o resultado preliminar das obras selecionadas para publicação
Epecialistas orientam como alimentação pode prevenir câncer de mama