Aracaju, 21 de outubro de 2021

Das águas termais e curativas a uma referência no turismo em Sergipe: Salgado faz 94 anos de Emancipação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quem passa pela cidade de Salgado ao trafegar pela Rodovia Lourival Batista, mal sabe que em seu subterrâneo há uma grande reserva hídrica. E foram suas águas que deram origem ao município e o transformou em uma referência no Turismo Aquático sergipano.

A região começou a ser chamada de Pau Ferro no final do século XIX, por viajantes que paravam em um Bosque e davam aos seus cavalos água de uma fonte. Nessa mesma época, moradores do município de Boquim começaram a ocupar as áreas do atual povoado Macedina e região. Pessoas do município de Lagarto também se estabeleceram onde atualmente estão situados os povoados Água Fria e Água Quente.

Posteriormente, o salobro que caracterizava o gosto da água de uma fonte levou a região a ser chamada de Salgadinho. Os comerciantes de Estância tomavam banho nessa fonte de água termal que prometia a cura de doenças. Eram eles que usavam onde hoje é o bairro Estação como ponto de embarque e desembarque para Salvador. Depois a localidade deixou o diminutivo e passou, em 1927, a se chamar Salgado, se desmembrou de Boquim e chegou a categoria de cidade.

A água é abundante na história e no subterrâneo de Salgado. Atualmente o município é referência no turismo aquático sergipano abrigando um Balneário Público conhecido em Sergipe. Além de parques aquáticos privados graças à sua riqueza natural. A pandemia da Covid-19 afetou o turismo da cidade assim como em todo o mundo. Mas Salgado mantém a sua marca de grande reserva hídrica e segue acolhendo os salgadenses nesses 94 anos de Emancipação Política.

“É muito gratificante comemorar o aniversário da nossa querida Salgado. É uma cidade que oferece aos salgadenses um ambiente agradável para se viver e nos dá muito orgulho. Queremos fazer história neste município, por isso vamos contribuir para desenvolvê-lo. Então vamos buscar o melhor para o nosso povo e assim proporcionar mais qualidade de vida à nossa gente. E todos os salgadenses estão de parabéns por fazerem parte dessa história”, afirmou o prefeito de Salgado, Givanildo Costa (PT).

Ascom – Prefeitura de Salgado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Governo de Sergipe paga o auxílio tecnológico a mais de 5.700 professores
Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara