Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

MEC autoriza programas de residência médica da Unit e da Fits

7

As residências criadas nos campi de Estância (SE) e Jaboatão (PE) serão nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Cirurgia Geral; início será em março de 2022

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento dos programas de residência médica a serem criados nos cursos de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), em Estância (SE); e da Faculdade Tiradentes (Fits Piedade), em Jaboatão dos Guararapes (PE). Os processos relativos à criação dos programas foram apreciados e aprovados neste mês de setembro pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), ligada ao MEC e responsável por autorizar e fiscalizar os programas da área no Brasil.

Considerada como o “padrão ouro” da especialização médica, a residência é um tipo de ensino de pós-graduação voltado para médicos, sob a forma de cursos dedicados a uma determinada especialidade e ofertados por universidades, faculdades de medicina e instituições de saúde. Os profissionais serão preparados para atuar como médicos especialistas em determinadas áreas médicas, podendo já trabalhar em hospitais e clínicas ligadas ao Programa de Residência, lidando principalmente com situações práticas.

Os três processos tiveram recomendações favoráveis da Câmara Técnica da CNRM, acatadas posteriormente em decisão plenária. Para o Campus Estância da Unit Sergipe, foi autorizada a criação de três vagas para o Programa de Residência Médica em Clínica Médica e de outras três para o Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. Para a Fits Piedade, serão três  vagas no Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral.

As residências terão duração de até três anos, com início das aulas marcado para 1º de março de 2022. Os processos seletivos para os programas acontecerão em breve, com previsão de lançamento dos editais para dezembro. Podem participar profissionais graduados em Medicina por qualquer instituição de ensino credenciada pelo MEC.

Assessoria de Imprensa

Leia também