Aracaju, 19 de outubro de 2021

Prefeitura inicia Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos em Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju iniciou a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos na capital, com os postos volantes até o dia 14 de outubro. A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e tem o objetivo de prevenir a raiva canina e felina. A estimativa é vacinar 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos.

“De hoje até o dia 14, as equipes técnicas percorrerão as áreas de expansão dos bairros Robalo, Areia Branca, Jabotiana, Soledade e Capucho, aplicando as doses nos animais das residências visitadas, de casa em casa, para atender àqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos. Sempre adotamos essa estratégia a fim de proteger a população como um todo”, explica a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.

Ainda segundo Marina, podem ser imunizados animais com idade a partir de 3 meses de vida. Nessa primeira etapa iniciaremos em quatro pontos da cidade. E, para que o bichinho receba a dose, o tutor deve apresentar o cartão de vacina do animal.

“Esta primeira fase da campanha começou pela antiga Zona de Expansão, por meio dos postos volantes, com a vacinação casa a casa. Essa estratégia se deu pela dificuldade de acesso aos pontos fixos na localidade. Hoje, as equipes se distribuíram nas seguintes localidades: residências próximas das chácaras da Aroeira, Três Porquinhos e Guaxuma; Loteamento Parque Coqueirais, Cajueiro e Chácaras do Sitio Terêncio e Robalo”, enfatiza.

Doença

De acordo com o médico veterinário Sidney Michael, a raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características.

“É transmitida por meio da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Os animais com raiva vão a óbito em até dez dias a partir do início dos sinais clínicos. A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, que é uma doença grave que leva sempre ao óbito, no caso dos animais, e com ocorrência de poucos casos de cura em seres humanos, porém com grandes sequelas. Os animais com raiva, geralmente, apresentam sinais neurológicos, dificuldade de deglutição, convulsões, paralisia, não reconhecem o dono, apresentam salivação e agressividade”, enfatiza.

Protocolo para casos suspeitos

Em casos suspeitos de raiva, o CCZ deve ser informado para acompanhamento do caso e realização dos exames necessários após o óbito. É importante também informar que, em caso de mordidas de cães e gatos, conhecidos ou desconhecidos, e morcegos, as pessoas procurem atendimento médico para ser iniciado o protocolo vacinal pós-exposição e para que o animal fique em observação por um período de dez dias.

A moradora do Robalo Gildete Severo aprovou a vacinação. Na casa dela foram imunizados dois gatos. “Eu não teria condições de sair daqui de casa com estes dois bichinhos para vacinar, então acho muito importante que a SMS realize essa vacinação na casa da gente. É uma forma de proteger nossos animais de uma doença que não tem cura. A vacina é a única forma de prevenir a raiva. É uma doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos, por isso é importante que nós moradores, estejamos de portas abertas para a vacinação dos nossos animais de estimação”, afirma.

Postos volantes ativos

Dia 5 – Povoado São José; Várzea Grande e Robalo

Dia 6 – Areia Branca

Dia 7 – Bares da Rodovia Ayrton Senna e Escurial; Chácaras do Loteamento Taubaté e Malvinas; Loteamento Galego e Loteamento Matapuã

Dia 8 – Loteamento Recreio (Inclui Sítios e chácaras próximos); Ponta da asa e localidades da estrada da antiga lixeira; Residencial Conj. Novo e estrada da antiga lixeira; Povoado Aloque e Invasão depois do Paraíso

Foto: Ascom/SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Vereador Cícero pede urgência em obras de pavimentação no Bairro Santa Maria
Aracaju lança projeto para infraestrutura de dados espaciais
Editora Seduc divulga o resultado preliminar das obras selecionadas para publicação
Epecialistas orientam como alimentação pode prevenir câncer de mama