Aracaju, 23 de outubro de 2021

Secretaria de Saúde começa a vacinação antirrábica  de cães e gatos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta segunda-feira, 04, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou à campanha de vacinação antirrábica, com a meta de imunizar contra a raiva 80% da população estimada de cães e gatos domiciliados que juntos somam 320 mil animais, sendo 70% caninos. Todos os 75 municípios estão engajados na campanha, conforme informou a Referência Técnica do Programa de Controle e Prevenção da Raiva Animal, Ana Paula Barros.

Em Aracaju a vacinação começou pela zona de expansão e se ampliará para outras áreas da capital paulatinamente, como salientou a Referência Técnica, acrescentando que a campanha prosseguirá até o dia três de novembro. Destacou que a raiva é uma doença infecciosa viral grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A referência técnica ainda informou que Sergipe nunca registrou mortes em humanos por raiva. “O cenário epidemiológico mostra que o vírus está sob controle, devido ao trabalho preventivo como a campanha de vacinação anual e o atendimento antirrábico”, destacou Ana Paula.

Fonte e foto SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)