Aracaju, 19 de outubro de 2021

Aracaju inicia aplicação reforço em profissionais de saúde e imunossuprimidos acima de 40 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju iniciará uma nova etapa da campanha municipal de vacinação contra a covid-19, a partir desta quarta-feira, 6. Em anúncio feito pelas redes sociais, nesta terça-feira, 5, o prefeito Edvaldo Nogueira informou que a gestão municipal começará a aplicar, de forma escalonada, a dose de reforço nos trabalhadores da saúde, que receberam a segunda dose na capital sergipana até 31 de março, e nos imunossuprimidos com idade acima de 40 anos. A vacina será disponibilizada em oito pontos fixos e no drive-thru do Parque da Sementeira.  O avanço da aplicação da dose de reforço se dá quando a capital sergipana ultrapassa a marca de 500 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e conclui o cronograma de vacinação dos aracajuanos acima de 12 anos.

“É com muita felicidade que anuncio mais uma nova fase na nossa campanha de vacinação contra o coronavírus: a aplicação da dose de reforço nos profissionais de saúde, que estão desempenhando um grande papel no combate à pandemia, nossos verdadeiros heróis. Então, você,  que atua na rede pública ou privada de saúde e tomou a sua segunda dose até 31 de março, poderá tomar o reforço a partir desta quarta-feira, dia 6. A vacinação será de forma escalonada, então fiquem atentos às faixas etárias. Além disso, também ampliaremos o reforço para os imunossuprimidos acima de 40 anos. Acabamos de ultrapassar a marca de 500 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e temos certeza de que seguiremos avançando na vacinação para vencer esta batalha”, destacou Edvaldo.

A aplicação da dose de reforço nos profissionais da saúde ocorrerá de forma escalonada. Na quarta-feira e quinta-feira, dias 6 e 7, será a vez dos trabalhadores com idade entre 40 a  59 anos. Na sexta-feira e sábado, dias 8 e 9, serão vacinados os profissionais de 18 a 39 anos.  Para ter acesso à imunização, o trabalhador deverá apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacinação. Para os profissionais que se vacinaram em outros estados, será necessário, também, se cadastrar no portal “VacinAju”. Já os que receberam a vacina no interior de Sergipe, deverão se dirigir aos mesmos municípios para receber o reforço.

O reforço em pacientes com alto grau de imunossupressão, com idade acima de 40 anos, que receberam a segunda dose há mais de 28 dias, também será ofertado a partir desta quarta-feira, 6. Fazem parte do grupo pessoas com câncer em quimioterapia; transplantados de órgãos sólidos (rim, fígado, coração, pulmão); pessoas vivendo com a HIV/Aids; pacientes em hemodiálise; pessoas com imunodeficiência primária grave; e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (artrite reumatóide, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriática, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico, crohn, retocolite ulcerativa).

Locais de vacinação

A vacina estará disponível em oito pontos fixos, das 8h às 16h: UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao viaduto do DIA); Estação Cidadania (Bugio); e auditório da Escola Municipal Presidente Vargas (Siqueira Campos). Também será possível se vacinar no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 17h, sem a necessidade de código autorizativo para a dose de reforço.

Dados da capital

Atualmente, Aracaju possui 500.822 pessoas vacinadas contra a covid-19, com a primeira dose, o que corresponde a 87,87% da população acima de 12 anos. Com as duas doses ou dose única, a capital sergipana soma 330.844 pessoas alcançadas, o que representa 64,37% da população adulta.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Vereador Cícero pede urgência em obras de pavimentação no Bairro Santa Maria
Aracaju lança projeto para infraestrutura de dados espaciais
Editora Seduc divulga o resultado preliminar das obras selecionadas para publicação
Epecialistas orientam como alimentação pode prevenir câncer de mama