Aracaju, 23 de outubro de 2021

Aprovado PL que reduz utilização embalagens plásticas em Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou em primeira votação nesta quarta-feira, 6 de outubro, por unanimidade o projeto de lei do vereador Ricardo Vasconcelos (Rede Sustentabilidade) que proíbe, no âmbito do município de Aracaju, a utilização de sacos plásticos para acondicionar faturas das concessionárias de serviços públicos e dá outras providências.

O projeto do vereador pretende reduzir o impacto ambiental provocado pelo envio, todos os meses, de embalagens plásticas junto com as faturas de água e de luz.

Desde o início da produção em massa do material plástico na década de 1950, até hoje, já foram produzidas e descartadas mais de 6,3 bilhões de toneladas, deste material apenas 600 milhões de toneladas foram recicladas. 4,9 bilhões de toneladas foram enviadas para aterros sanitários. O resto foi descartado no meio ambiente. Milhares de animais, sobretudo dos biomas marinhos, são vitimas deste tipo de material.

O projeto agora irá para a segunda votação e, possivelmente, contará com a contribuição dos demais parlamentares que, através de emendas, poderão melhorar a propositura.

Para o vereador Ricardo Vasconcelos a aprovação desse projeto será um grande ganho para o meio-ambiente de Aracaju: “Esse projeto parece uma pequena iniciativa, mas acreditamos que ele há de ser o início da criação de uma cultura de redução do consumo de plástico em nossa cidade. Minorando assim os impactos que o plástico causa ao nosso meio-ambiente e, por extensão, às nossas vidas.”.

Complementa o parlamentar “Estamos construindo um oceano de plástico, espalhado por 70% da superfície do planeta. Precisamos, de formar urgente, diminuir a quantidade de lixo que jogamos na natureza.”.

por Werden Tavares

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)