Aracaju, 19 de outubro de 2021

SRTb/SE mobiliza estudantes para o Dia Nacional de Segurança

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

No dia 08/10, haverá uma live especial com aula sobre “Bullying Escolar”

Em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE), a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), órgão do Ministério do Trabalho e Previdência, programou uma grande mobilização em todo o país, que inclui a realização de uma aula virtual, no dia 08/10, às 8h45, no Canal de Youtube da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT).

O tema escolhido para este ano é “Bullying”, dada a sua presença no contexto escolar, bem como previsão na Lei 13.185/2015 e no Programa Saúde nas Escolas do Ministério da Educação.

Em Sergipe, Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho – SRTb estarão presentes em diversas escolas para ajudar na implementação do DNSSE. “O objetivo é plantar uma semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes e doenças do trabalho nos estudantes, que vai acompanhá-los durante toda a vida”, explica o Auditor-Fiscal do Trabalho Thiago Laporte, chefe da Inspeção do Trabalho no estado.

Para auxiliar professores e voluntários, a SIT desenvolveu diversos materiais, como planos de aula e animações sobre o tema, que podem ser acessados em gov.br/dnsse.

Para participar da aula na próxima sexta-feira, clique em https://youtu.be/fmB4f6mCr1s.

Concurso Cultural

Estudantes das escolas públicas e privadas do Brasil têm até 24 de outubro para se inscreverem no Concurso Cultural em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

São três categorias separadas de acordo com a escolaridade: desenho para alunos do ensino pré-escolar e do fundamental I; frase para os estudantes do ensino fundamental II; e redação para os jovens do ensino médio, da aprendizagem e da educação de jovens e adultos (EJA).  No concurso cultural do ano passado, Sergipe ficou com o 2° e o 3° lugares nacionais na categoria “desenho” e com o 2° lugar nacional na categoria “frase”.

Além das categorias tradicionais, os estudantes podem participar também com vídeos com até 20 segundos. Mas atenção: conforme as regras, os trabalhos devem ser inéditos e voltados à segurança e saúde nas escolas, em casa ou no trabalho. Em cada categoria serão escolhidos três trabalhos usando os critérios criatividade, qualidade do conteúdo e pertinência temática.

Os trabalhos poderão ser exibidos ao público na página da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho, na internet, ou em outros locais, a serem definidos pela ENIT.

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Em conformidade com a Lei n° 12.645/2012, que instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho realiza desde 2018 as atividades voltadas à data, que conta com o apoio das Superintendências Regionais do Trabalho nos estados.

O conhecimento de conceitos básicos pode ajudar a evitar esses acidentes, valendo também para a prevenção de acidentes domésticos e no trajeto casa-escola.

Fonte assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Mesa de Negociação do Governo do Estado se reúne com sindicatos para debater reivindicações dos servidores
Em ato histórico, oposição reúne advogados de todas as gerações para registrar chapa pela mudança da OAB-SE
Para o deputado Gualberto, insistir na CPI da Covid na Alese é “forçamento de barra”
Integrantes do Movimento Polícia Unida serão recebidos pela Mesa de Negociação na quinta