Aracaju, 23 de outubro de 2021

Grupos de trabalho discutem metas do plano de educação da Barra

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O segundo dia da Conferência Conferência Municipal de Educação com o tema “Plano Municipal de Educação: Monitoramento, Avaliação e Proposições de Ações e Estratégias para sua Consolidação”, realizado nesta quarta-feira, 6, pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi de análise das 16 metas do Plano. E para discuti-las a organização do evento dividiu os 150 participantes em cinco Grupos de Trabalho – GT.

A Conferência aconteceu nos dois dias na Quadra de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Cruz, localizada na Avenida Moisés Gomes Pereira, nº 260, e teve como objetivo discutir políticas públicas voltadas para a Educação com profissionais da educação básica pública/privada, pais/responsáveis de alunos, movimentos e organizações sociais, alunos e outros segmentos. Esse espaço extremamente democrático tratou de um tema de suma importância –  que é a educação.

E como o secretário de Educação de Barra dos Coqueiros, José Marques, enfatizou durante  o evento “a gestão democrática por meio da participação dos diversos segmentos da sociedade contribui para efetividade do Plano Municipal de Educação – PME –  e consequentemente garantir os direitos constitucionais de acesso à educação com qualidade e equidade”.

As metas discutidas foram as seguintes: universalização da educação infantil na pré-escola; ampliação da oferta de educação infantil em creches; oferta da educação integral; universalização do ensino fundamental de nove anos para a população de 6 a 14 anos; universalização para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, acesso à educação e ao atendimento educacional; promoção da alfabetização de 100% das crianças, ao final do ensino fundamental; promoção da qualidade da educação básica; formação, em nível de pós graduação, 50% dos professores e valorização dos profissionais da educação.

De acordo com a assessora Técnica do Gabinete do Secretário da Seduc, Jociela Barboza Morais, que representou o secretário de Educação do Estado, Josué Modesto, no evento, a Conferência realizada pelo Fórum Municipal de Educação de Barra dos Coqueiros cumpriu um dos seus papéis precípuos ao envolver diversos representantes de órgãos, entidades e movimentos sociais comprometidos com a defesa da Educação Pública, gratuita, democrática e com qualidade social para o município.

“O Fórum  com a realização da Conferência desenvolveu sua função como órgão consultivo, orientador, fiscalizador e deliberativo ao buscar ouvir a todas as representações na busca de desenvolver Políticas Públicas Educacionais Inclusivas, Equânimes e de Qualidade, que reafirmam o compromisso com o futuro da educação do município de Barra. Nós que fazemos parte da Seduc firmamos nosso regime de colaboração com os municípios agregando continuidade, melhoria das Políticas Públicas, possibilitando a integração e promovendo o crescimento colaborativo entre redes”, avaliou Jociela Barboza.

Por Andréa Oliveira e Lucas Iann/ SECOM Barra dos Coqueiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia Civil de Estância realiza quatro prisões por tráfico de drogas no município
Aracaju suspende vacinação contra Covid durante o fim de semana 
Empresa ceramista sergipana inicia vendas e retoma fábrica
Terceiro sorteio da mega-semana da sorte pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado (23/10)