Aracaju, 21 de outubro de 2021

PMA garante ampla divulgação das audiências do PDDU

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com o objetivo de massificar a participação popular no processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), tem adotado diferentes meios midiáticos para convidar os aracajuanos, assim como as instituições da sociedade civil organizada, a participarem das discussões.

O Plano Diretor estabelece regras, parâmetros, instrumentos e incentivos para o desenvolvimento urbano da cidade nas próximas décadas, a partir de diagnósticos urbanos, protegendo o meio ambiente e assegurando o direito à cidade, por isso é fundamental que as comunidades tenham ciência do que está sendo proposto e possam, a partir da reflexão do que querem e necessitam, intervir junto ao poder público, por meio de sugestões.

Neste sentido, a Prefeitura fomenta essa participação popular ao divulgar as audiências públicas em campanhas publicitárias veiculadas, por exemplo, nas emissoras de televisão e rádio, explicando do que se trata a revisão desta lei, ressaltando a importância da contribuição dos cidadãos.

Segundo o secretário da Comunicação Social de Aracaju, Carlos Cauê, essa etapa de revisão do plano diretor da cidade busca exatamente ouvir a população. Já estava programado que o plano passasse por essas modificações após auscultar a sociedade. No andamento desse processo, a comunicação é um elemento central, então estamos disponibilizando os documentos contidos no plano, por meio de hotsite, que as pessoas podem acessar de seus computadores, tablets e até celulares”, frisa, ao abordar a consulta pública online disponibilizada pela Prefeitura para receber contribuições da sociedade.

Além disso, ressalta Cauê, “estamos divulgando as datas, horários e caráter das audiências em campanhas publicitárias na televisão e rádio, alimentando as redes diuturnamente, disponibilizando carros de som anunciando nos bairros, realizando essas audiências sempre em um equipamento público da comunidade, como escolas, e transmitindo o conteúdo por meio do canal da Prefeitura no YouTube”, completa o secretário.

As redes sociais da Prefeitura estão promovendo a contribuição dos aracajuanos, com publicações frequentes sobre o tema, e tirando as eventuais dúvidas. Há também um site específico que pode ser acessado por toda a população que deseje contribuir com as discussões, trata-se do aracaju.se.gov.br/pddu, endereço eletrônico destinado à consulta pública, que está disponível até o dia 15 de outubro.

Quem preferir pode acompanhar as discussões e realizar proposições a partir das transmissões ao vivo disponibilizadas no canal da Prefeitura no YouTube. O conteúdo gravado permanece na ferramenta, para quem quiser conferir após as audiências.

De modo a atingir ainda mais de perto as comunidades, o Município tem disponibilizado carros de som, circulando nos bairros onde as audiências serão realizadas.

São utilizadas diversas maneiras de comunicar, em tipos de mídias diferentes, para garantir a construção de PDDU de maneira plural, democrática e acessível

Cronograma

Na próxima semana, o ciclo de audiências tem início pelo bairro Atalaia, no dia 5 de outubro, na Emef Anísio Teixeira. Já no dia 7 de outubro será no bairro Bugio, na Emef Manoel Bomfim, e no dia 13, no bairro São José, no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. O cronograma se encerrará no dia 14 de outubro, no bairro Areia Branca, na Emef Professor Florentino Meneses.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Governo de Sergipe paga o auxílio tecnológico a mais de 5.700 professores
Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara