Aracaju, 20 de outubro de 2021

Serviços gratuitos: NAF da Unit realizou mais de 5 mil atendimentos durante a pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil – NAF – da Universidade Tiradentes vem, ao longo do tempo, prestando serviços relevantes para a sociedade de forma gratuita. Mesmo funcionando remotamente durante a pandemia, o NAF realizou mais de 5 mil atendimentos no período. Desde o mês de setembro, o núcleo retomou os serviços de forma presencial.

Além da sede do NAF no centro da cidade, o núcleo continua com atendimentos no CEAC do Aracaju Parque Shopping localizado no bairro Industrial, na capital. Como novidade para este semestre, o NAF também passa a atender no CEAC do município de Lagarto e da Rodoviária Nova em Aracaju e firma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC.

“Esta é mais uma importante parceria firmada pelo NAF. Com esta iniciativa, os estudantes auxiliarão nos processos para a avaliação da instância superior e realizarão o cálculo das pessoas para que elas possam pleitear e juntar suas dívidas, além de unificar atendendo a Lei do Superendividamento”, comenta Flávia Karla Gonçalves, coordenadora do NAF da Unit e professora do curso de Ciências Contábeis da instituição de ensino.

Entre os serviços ofertados pelo núcleo estão a declaração do imposto de renda, malha fiscal, CPF, alteração de CPF, parcelamento de débitos com a Receita Federal ou que já estejam na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, emissão de DARF, das cotas do imposto de renda e verifica a situação fiscal do contribuinte.

“Realizamos também serviços voltados para o microempreendedor individual como inscrição, baixa e parcelamentos do MEI”, salienta a docente. Para se ter uma ideia da relevância do NAF da Unit, no início do ano, o núcleo alcançou a segunda colocação entre os prestadores de atendimentos dos núcleos do Brasil, ficando atrás apenas da oitava região, que é Barueri, em São Paulo.

A coordenadora do NAF da Unit destaca ainda o papel do NAF para a formação acadêmica.

“A prática é um item essencial na formação do aluno de Ciências Contábeis. Ele tem a teoria em sala de aula e, no NAF, o acadêmico consegue colocar essa teoria em prática lidando com o contribuinte, resolvendo problemas dos mais diferenciados possíveis, então o aluno já terá essa expertise para quando for atuar no mercado de trabalho”, enfatiza.

“Quando o estudante finalizar a graduação, ele estará apto para, até mesmo, montar o seu próprio escritório pois terá a expertise técnica e, também, de desenvoltura frente à resolução dos problemas relacionados a área contábil e fiscal”, finaliza a docente da Unit.

O NAF da Unit funciona, de segunda a sexta, das 8h às 12h, na Rua Lagarto, 253, no centro de Aracaju. Já no CEAC do Aracaju Park Shopping, o funcionamento é das 8h às 16h, com distribuição de senha até às 15h30.

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara
Com 6ª alta consecutiva, preço da gasolina já está 12% mais caro nas primeiras semanas de outubro