Aracaju, 29 de março de 2024

Servidor público de Propriá enfrenta fome com salário atrasado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na metade do mês de outubro, ainda tem servidor público de Propriá que não recebeu o salário de setembro.

Há estimativa de que aproximadamente 300 servidores de Propriá, alguns com filhos e família, passaram o feriado do Dia das Crianças sem salário.

A Oposição Sindical em Propriá afirma que a desgraça do servidor sem o salário está sendo usada pelo candidato à reeleição no Sindiserve Propriá, Jânio Melo, que durante a eleição organiza festa de confraternização, distribui cesta básica, entre outras práticas clientelistas, ao invés de cobrar da Prefeitura o direito dos servidores ao salário pago em dia.

Falta Transparência

Membro da Oposição Sindical em Propriá, Cláudio Herculano critica a Prefeitura pela total falta de transparência no que se refere às contas públicas. “Faz mais de 9 meses que o Portal da Transparência da Prefeitura de Propriá não tem nenhuma publicação nova referente ao recurso público. A população não tem como conferir as ações da gestão nem a aplicação do recurso público. E mais uma vez esta diretoria sindical não cumpre o seu papel de cobrar transparência da Prefeitura. Contratados e comissionados recebem mais que os servidores efetivos para desemprenhar a mesma função”, observou Cláudio Herculano.

Irregularidades nas eleições do Sindiserve Propriá

Várias irregularidades estão acontecendo nas eleições para a nova diretoria do Sindiserve Propriá. A Comissão Eleitoral que organiza as Eleições 2021 para a nova diretoria do Sindiserve Propriá está incompleta e transgrediu o Estatuto do Sindiserve Propriá para impugnar de forma ilegal a Chapa 2.

Contra a impugnação ilegal e a Chapa Única nas eleições do Sindiserve Propriá, marcadas para o dia 21 de outubro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT Sergipe) ingressou com ação na Justiça na manhã desta quarta-feira, dia 13 de outubro.

Segundo o Artigo 43 do Estatuto do Sindiserve Propriá, qualquer irregularidade encontrada pela Comissão Eleitoral na inscrição das Chapas para a disputa deve ser divulgada aos candidatos que têm um prazo de 5 dias para resolver o problema encontrado. O direito de notificação da irregularidade e o prazo de 5 dias para corrigir a irregularidade foram negados à Chapa concorrente da atual gestão.

O servidor público Alexsandro José Silva Santos, presidente da Chapa 2, enviou ofício à Comissão Eleitoral e ingressou com recurso contra a impugnação, mas a Comissão Eleitoral negou o recurso. “Nunca recebemos nenhuma notificação de irregularidade na Chapa durante o processo de inscrição. Só recebemos diretamente a impugnação. Tínhamos o direito de adequar a chapa, colocar outra pessoa. Mas o direito da oposição foi esmagado pela Comissão Eleitoral”, criticou o servidor Alex.

Comissão Eleitoral Incompleta

A Comissão Eleitoral, além de impugnar a Chapa concorrente transgredindo o Estatuto do Sindiserve Propriá, está incompleta. Segundo o Estatuto, 5 membros da Comissão Eleitoral precisam ser eleitos em assembleia geral e 2 membros devem representar as diferentes chapas que concorrem as eleições. Infelizmente, não foi assim que a Comissão Eleitoral foi composta nestas eleições de 2021.

Na assembleia geral do dia 7/9, a escolha da Comissão Eleitoral não estava na pauta, mesmo assim foram escolhidos 4 componentes para a Comissão Eleitoral. E os demais membros? O questionamento sobre a composição da Comissão Eleitoral foi feito pelos integrantes da Chapa 2 através de ofício entregue no dia 28 de setembro.

Segundo Alexsandro José, a Comissão Eleitoral incompleta não pode gerir a Eleição do Sindiserve Propriá. “Descumprir Estatuto na hora da eleição é fraude. Assim é fácil ganhar eleição, com uma Comissão Eleitoral toda favorável à atual gestão. É claro que a Chapa de oposição seria impugnada e é claro que nosso recurso seria negado. A atual gestão que nos 4 anos de mandato não conquistou nenhuma melhoria para o servidor de Propriá, agora faz de tudo para se manter no poder e para isso descumpriu o Estatuto do Sindiserve Propriá”.

Por Iracema Corso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também