Aracaju, 22 de outubro de 2021

Em política, trair e coçar e só começar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Adiberto de Souza *

Os pré-candidatos às eleições de 2022 devem saber que todo e qualquer entendimento político feito agora pode sofrer mudanças. As conversas de momento visam estreitar as relações e apalavrar a compra dos currais eleitorais. Como sabem que estão sujeitos à traição, os políticos evitam fechar acordos faltando um ano para o pleito. Quem fez isso no passado foi traído. O caso mais emblemático ocorrido em Sergipe foi do advogado Daniel Tourinho (PMN). Em 1989, ele desembarcou em Sergipe disposto a se eleger deputado federal. Tinha o apoio do então presidenciável Fernando Collor de Mello, além de muito dinheiro na bagagem para comprar votos. Logo recebeu a adesão de dezenas de lideranças políticas e vivia cantando vitória. Porém, quando as urnas foram abertas o fidalgo teve menos de 15 mil votos, não ficando nem na primeira suplência. Encabulado, Tourinho botou a viola no saco e voltou para o Rio de Janeiro. Em 2018, o então candidato a senador André Moura (PSC) reuniu em Aracaju cerca de 60 prefeitos e dezenas de lideranças que lhe juraram apoio. Tal qual Tourinho, ele também foi traído e perdeu a eleição. Portanto, quem não souber tanger o gado vai dar com os burros n’água em 2022. Misericórdia!

Contra o governo

Para contrariedade do governador Belivaldo Chagas (PSD), a bancada federal de Sergipe votou em peso a favor do projeto alterando a cobrança do ICMS sobre os combustíveis. Assim como Chagas, os demais governadores não conseguiram evitar que os deputados federais votassem contra a propositura. Caso o projeto seja aprovado também no Senado, o Conselho de Secretários da Fazenda deve ir à justiça para impedir a mudança na forma de cobrar o ICMS dos combustíveis. Essa novela promete muitos capítulos. Crendeuspai!

Trans fardados

As Forças Armadas são obrigadas a reconhecer o nome social dos militares transgêneros. Também estão proibidas de afastá-los de forma compulsória por “transexualismo”. Esta decisão é da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A Justiça se manifestou após denúncia de que militares foram colocadas em licença médica por “incapacidade temporária”, sob a alegação de que têm “transexualismo”. Home vôte!

JCPM se reestrutura

O Grupo JCPM realizou uma reestruturação de gestão, passando a atuar através de duas holdings – JCPM Shopping Centers S.A. e a JCPM Participações e Investimentos Ltda. A nova estrutura visa deixar o Grupo ainda mais preparado para os desafios futuros, abrir espaço para novos negócios, além de fortalecer a estrutura da divisão de shopping. Presidido pelo sergipano João Carlos Paes Mendonça, o Grupo possui 11 empreendimentos, posicionando-se entre as cinco maiores do Brasil, com forte atuação no Nordeste. Supimpa!

Sem zebra

Deu a lógica: a comissão especial da Assembleia aprovou a indicação de Luis Alberto Meneses como conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. Aprovado na sabatina, o nome do distinto será agora votado pelos deputados estaduais. Indicado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), Luis Alberto vai substituir o conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral. Como a aprovação do nome pelo Legislativo são favas contadas, o futuro conselheiro do TCE já deve ter começado a redigir o “improviso”. Marminino!

Doença sem cura

O transtorno bipolar, uma doença sem cura, mas com tratamento e controle, atinge 4% da população. Segundo a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, em 60% dos casos a doença se manifesta antes dos 20 anos de idade. Na infância, os sintomas mais comuns são a distorção do humor e o avanço precoce da sexualidade. Aff Maria!

Briga de foice

Dizem as más línguas que o governador Belivaldo Chagas (PSD) precisará de muito jogo de cintura para manter a unidade da ampla coligação partidária que lhe apoia. Interessados nas melhores posições da chapa majoritária, os aliados de Chagas travam nos bastidores uma verdadeira briga de foice. O governador não tem como agradar a todos, pois há mais desejos em jogo do que cargos na disputa. Político calejado, Belivaldo vai cozinhar o galo até a hora H, quando tentará montar um time coeso e forte para o enfrentamento eleitoral de 2022. Aguardemos, portanto!

Patrimônio cultural

A Sociedade Musical Lira Nossa Senhora da Purificação, da cidade de Capela, virou Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. De autoria do deputado Francisco Gualberto (PT), o Projeto de Lei concedendo o título à tradicional banda capelense foi aprovado na sessão de ontem, da Assembleia Legislativa. Fundada há 34 anos, a Lira Nossa Senhora da Purificação é composta por 25 músicos. Legal D+!

Mais pobres

Estudo do IBGE mostra ter aumentado o número de negros entre os brasileiros mais ricos, de 11,4% para 17,8%. Apesar disso, a população branca ainda é maioria – oito em cada 10 – entre o 1% mais rico da população. Entre os mais pobres, por outro lado, três em cada quatro são pessoas negras. Mais da metade da população (54%) é de pretos ou pardos, sendo que a cada 10 pessoas, três são mulheres negras. Vixe!

Aposta na educação

Como dizem as coleguinhas colunistas sociais, políticos de A a Z devem prestigiar, hoje, a inauguração do Centro de Educação Profissional do Senac em Nossa Senhora da Glória.  Convidado pelo deputado federal e presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira (PP), o governador Belivaldo Chagas (PSD) já confirmou presença na solenidade. Maior unidade pedagógica do sertão, o Centro Educacional do Senac custou R$ 13,5 milhões e visa impactar uma população superior a 200 mil habitantes, com a oferta de cursos de formação e aperfeiçoamento profissional. Maravilha!

Recorte de jornal

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Republicano, em 1º de julho de 1890.

É editor do Portal Destaquenotícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeitura de Barra e Sebrae realizam curso para microempreendedor individual
Plantação de maracujá na irrigação estadual dá frutos de alta qualidade
SES capacita profissionais sobre notificação da violência
Caixa d’água descoberta Santa Luzia vira pousada para urubus