Aracaju, 18 de outubro de 2021

UBSs abrem aos sábados para ações voltadas à saúde da mulher

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

Intensificando as atividades alusivas ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará nos próximos três sábados, dias 16, 23 e 30, ações voltadas à saúde da mulher. Em cada região da cidade uma Unidade Básica de Saúde (UBS) estará funcionando das 8h às 16h, acolhendo as mulheres e realizando testagem, consultas e exames. Cada Unidade ofertará 80 exames citopatológicos (lâmina) e 20 agendamentos de mamografias.

“As unidades estarão abertas a esse público e as equipes farão esse trabalho de orientação e cuidado, realizando ainda consulta de enfermagem (anamnese), glicemia capilar e aferição de pressão arterial. Também faremos teste rápido covid-19, teste rápido HIV, sífilis e hepatites virais, e teste rápido de gravidez para aquelas que estiverem com suspeita”, detalha a coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS, Léa Matos.

Estarão funcionando nos dias 16, 23 e 30 de outubro, das 8 às 16 horas, as UBSs: Santa Terezinha (Robalo), Roberto Paixão (17 de Março), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Edézio Vieira (Siqueira Campos), Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Anália Pina (Almirante Tamandaré) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

“Dentro da programação ainda terá no dia 21, quinta-feira, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais, e aula com a Academia da Cidade, às 15h, no Calçadão da Praia Formosa. E as unidades básicas de saúde também seguem realizando ações de prevenção e conscientização com as usuárias durante a semana”, ressalta Léa.

Foto SMS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Mais de 10 milhões ainda não sacaram fundo do PIS-Pasep
Aracajuanos mergulham no universo percussivo cultural do sábado
Homem é preso suspeito de agredir a enteada com chutes em Socorro
Adepol/SE lamenta a morte do delegado de Polícia Marcelo Hercos