Aracaju, 28 de novembro de 2021

Dr. Samuel apresenta PL que obriga condomínios a comunicar crimes contra animais a polícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Sergipe, que dispõe sobre a obrigatoriedade de condomínios residenciais e comerciais comunicar crime de maus-tratos a animais a delegacia de proteção animal ou qualquer autoridade de polícia judiciária no estado de Sergipe.

Ainda de acordo com a proposta, os síndicos e/ou administradores devidamente constituídos, deverão encaminhar comunicação não só a polícia, mas também ao Ministério Público, quando houver, em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns, a ocorrência de episódios de violência contra animais.

Além disso, os condomínios deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o disposto na presente Lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico e/ou administrador quando tomarem conhecimento da ocorrência de episódios de maus-tratos a animais no interior do condomínio.

O PL também diz que a falta de comunicação poderá sujeitar o condomínio, garantidos a ampla defesa e o contraditório, às penalidades administrativas de advertência, quando da primeira autuação da infração; e multa, a partir da segunda autuação.

“Apesar do artigo 32 da lei 9.605 de 1998 dispor sobre os crimes de maus-tratos a animais silvestres e domésticos não há qualquer referência sobre a necessidade de comunicação dos mesmos às autoridades competentes, o que acaba permitindo que muitos casos fiquem impunes. É notório que a conscientização da população sobre a importância de denunciar os casos de violência contra animais tem aumentado, entretanto entendemos que outras medidas também devem ser adotadas para que cada vez mais os agressores sintam-se coibidos em praticar atos de abuso e maus-tratos”, explicou o deputado em sua justificativa.

Foto Jadilson Simões

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Inscritos no Enem fazem neste domingo segundo dia de provas
Covid-19: Aracaju vacinou 17.398 mil pessoas nesta semana
Vice-governadora conhece serviços da Casa Mulher em Itabaianinha
Senador Alessando Vieira protocola emenda substitutiva para barrar interesses individuais