Aracaju, 7 de dezembro de 2021

ITP e Univates iniciam tratativas para cooperação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Proposta é instituir um biobanco com o objetivo de utilizar amostras com variabilidade genética distinta, entre Rio Grande do Sul e Sergipe, para fins de pesquisa

Com o objetivo de conhecer, in loco, o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP e a  estrutura da Universidade Tiradentes (Unit), com vistas à implementação de acordo de cooperação interinstitucional,  a profa. Andrea Horst, doutora em neurofisiologia, gerente técnica dos ambulatórios de apoio diagnóstico da Universidade do Vale do Taquari- Univates,  instalada em Lajeado, no Rio Grande do Sul, esteve em Aracaju.

De acordo com a docente, a Univates, instituição comunitária de ensino superior, privada, desenvolve trabalhos na área da saúde e, também, no atendimento à população.

“Nós temos know how em prestação de serviços, a exemplo do gerenciamento na área do SUS –  UBS e UPAS – e serviços próprios para comunidade em geral”, pontua Horst.

A pesquisadora explica ainda que começou a desenvolver trabalho de diagnóstico molecular de covid, e com o aumento da interação na universidade-hospital, foram instituídos, durante a pandemia, três grandes laboratórios: de análises clínicas, de anatomia patológica e de biologia molecular.

“São laboratórios onde temos todos os prontuários registrados dentro de um sistema, com a finalidade de  prestação de serviço. Com o aumento desses prontuários, decorrente da demanda,  surgiu a ideia de instituir um biobanco com o objetivo de utilizar esses materiais para fins de pesquisa. A proposta é trabalhar em um  projeto de pesquisa com amostras que têm uma variabilidade genética bem distinta, entre Rio Grande do Sul e Sergipe”, pontua.

“Acreditamos que essa parceria com a Univates será benéfica para as duas Instituições e vislumbramos o desenvolvimento de ações em diferentes áreas de interesse comum. Certamente colheremos bons frutos a partir do estabelecimento desta cooperação”, ressalta Dra. Alene Vanessa Azevedo dos Santos, Gerente de Projetos e Serviços.

Para o presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa -ITP, Diego Menezes, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unit, o encontro pontua o fortalecimento de uma parceria muito importante para ciência e para a comunidade acadêmica.

“A Univates é uma instituição que tem valores e uma filosofia muito próxima da nossa, além de expertises complementares. Sabemos que a ciência é construída a partir de interações, colaborações  e troca de experiências. Temos a certeza de que vamos caminhar para estabelecermos uma cooperação guarda-chuva para fomentar interações na área científica, da prestação de serviços, na área extensionistas e outras oportunidades que venhamos a visualizar no processo de conhecimento e estreitamento dos laços. A instituição está de portas abertas para formalização das tratativas interinstitucionais”, conclui.

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeitura de Simão Dias promove Vacinação Itinerante contra Covid-19
Vereadores do município de Itabaiana ajuízam ação popular na 1ª Vara Cível contra a Deso
Cursos EaD podem ser incluídos como opção de financiamento pelo Fies
Laranjeiras adapta formato do Encontro Cultural à pandemia