Aracaju, 29 de novembro de 2021

Plano diretor: sugestões dos aracajuanos serão avaliadas por equipe técnica da Prefeitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Encerrada a fase das consultas públicas, realizadas entre os meses de agosto e outubro, a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju entra em uma nova fase, quando as propostas e sugestões feitas pela população serão avaliadas pela equipe técnica da Prefeitura.
 
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, avalia o resultado das audiências como muito promissor. “Recebemos um volume muito grande de sugestões. Agora, começamos a próxima etapa, que é analisar todas as propostas, compilar todo esse material e acrescentar à minuta do Plano Diretor àquelas que forem tecnicamente viáveis”, detalha.
 
Ferrari informa que a equipe que fará a análise das sugestões é multidisciplinar, composta por técnicos de diversas áreas e secretarias da Prefeitura. “Essa diversidade é fundamental para garantir o olhar plural, que leve em conta as diversas demanda e anseios da população aracajuana”, ressalta. 
 
Após a avaliação e inserção das propostas da população, será finalizada a redação da minuta para ser apresentada ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (Condurb) e, posteriormente, à Câmara Municipal de Aracaju. 
 
Participação popular 
No total, foram realizadas oito audiências públicas, em pontos estratégicos, contemplando todas as regiões da capital, com a participação presencial de 1.336 pessoas, que registraram 149 contribuições verbais e 48 por escrito.
 
A partir da audiência que aconteceu na sede da Emsurb, no bairro Ponto Novo, realizada em 30 de setembro, os encontros passaram a ser transmitidos pelo canal do YouTube da Prefeitura, com 1.972 acessos, 489 comentários, que serão avaliados como sugestões pela equipe técnica, e 23 contribuições. 
 
Além dos encontros presenciais e das transmissões online, a população pôde contribuir, também, com sugestões através da consulta online, que ficou disponível no site da Prefeitura de 13 de agosto a 15 de outubro. Nesse período, foram registrados 11.579 acessos e 437 contribuições. 
 
Ferrari destaca que, devido à pandemia, foi necessário encontrar meios para dar continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor, mas garantindo que a população pudesse contribuir. “Por isso estendemos o prazo da consulta online, fizemos a transmissão das audiências presenciais e decidimos considerar os comentários no YouTube como sugestões a serem avaliadas”, comenta o secretário.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

39 famílias retiradas de casas em áreas de risco após fortes chuvas em Canindé de São Francisco
Estudantes  universitários de Carira recebem ônibus adquirido com emenda de Alessandro Vieira
Hospital de Urgências de Sergipe abre processo seletivo de 16 vagas para Residência Médica
Gracinha participa de 24ª Conferência Nacional da Unale