Aracaju, 5 de dezembro de 2021

Aracaju prepara cemitérios públicos para o Dia de Finados

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na semana que antecede o Dia de Finados, 2 de novembro, a Prefeitura de Aracaju reforça os serviços de limpeza, organização e monitoramento dos cemitérios públicos da capital, gerenciados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Assim, nesta segunda-feira, 25, as ações estão voltadas para o São João Batista, no bairro Ponto Novo.

As equipes foram direcionadas para atuar em diferentes frentes, nas áreas interna e externa, com atividades de roçagem mecanizada, capinação, varrição, recolhimento de resíduos e pintura de guias. Já nos próximos dias, a mobilização chega aos ambientes do Helena Alves Bandeira, no bairro Atalaia, e o do ABC, no bairro Jardins – que está inativo, mas recebe visitação.

“Com relação aos cemitérios privados, disponibilizaremos os mesmos serviços, mas, somente no entorno, a exemplo do Santa Isabel que recebeu hoje a atenção da Emsurb. Os trabalhos prosseguem até a véspera do feriado. Para esta operação, designamos cerca de 132 agentes divididos em 12 equipes”, detalha o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Ele ressalta que o planejamento engloba, ainda, a data do feriado (2), devido ao grande fluxo de visitantes. “Neste dia, no São João Batista e Helena Bandeira teremos o suporte de duas equipes fixas e 25 contentores para otimizar a coleta dos resíduos. Os particulares serão atendidos através de uma equipe itinerante”, afirma Bruno, ao ressaltar que nos dias 3 e 4 as equipes retornam aos locais para a conclusão das ações de limpeza.

Além da higienização dos espaços de visitação, a empresa municipal irá instalar toldos e cadeiras para proporcionar mais conforto à população que irá participar das missas, conforme programação a ser divulgada posteriormente pela Arquidiocese.

“No São João Batista iremos colocar seis toldos e dez banheiros químicos. Já no Helena Bandeira as pessoas irão contar com dois toldos e dois banheiros. Ao longo do dia teremos a presença de 14 fiscais atuando na organização dos espaços públicos e manutenção dos protocolos sanitários que o momento exige, no que diz respeito ao uso do álcool em gel, distanciamento social e para evitar aglomerações”, complementa o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

“Diferentemente do que ocorreu em 2020, por conta da pandemia e das condições daquele período, não foram realizadas todas as atividades relacionadas ao Dia de Finados. Por isso, este ano, diante da situação atual dos índices pandêmicos do município de Aracaju e de acordo com os decretos dos governos estadual e municipal, estamos preparando os nossos cemitérios para receber as pessoas neste dia que será de visitação aos entes queridos, como também para fazer uma justa homenagem a mais de duas mil pessoas da nossa capital que perderam suas vidas por causa do coronavírus”, enfatiza o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Foto: Felipe Goettenauer

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Alessandro protocola novo pedido para instalação de CPI sobre Orçamento Secreto
Valadares Filho reeleito presidente estadual do PSB e Rogério exalta aliança em construção com o PT para um projeto forte
Natal Iluminado: programação contempla música e oficinas neste sábado. São mais de 4,5 mi de pontos de luz enfeitando
ABIH-SE promoverá 2ª edição do road show Viva Aracaju