Aracaju, 5 de dezembro de 2021

Governo leva carro fumacê a 7 municípios no enfrentamento ao Aedes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A partir desta segunda-feira, 25, os municípios de Porto da Folha, Itabi, Boquim, Japoatã, Maruim, Arauá e Aracaju recebem a atuação do carro fumacê, em uma ação do governo do Estado que visa o enfrentamento do Aedes Aegypti, vetor da dengue, Zica e chicungunya. Os municípios contemplados apresentaram índices elevados não apenas da presença do mosquito, mas principalmente do número de casos de chikungunya.

Em Aracaju, o carro fumacê irá atuar em 10 bairros, começando nesta segunda, 25, pelo Salgado Filho, São José, Santa Maria, Farolândia, 18 do Forte e Ponto Novo, e no próximo dia 11 no Santo Antônio, Palestina, Japãozinho e Jabotiana, segundo informou a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, Sidney Sá, acrescentando que o trabalho será executado em um ciclo de quatro semanas, quando o inseticida será lançado em áreas urbana e rural dos municípios.

De acordo com Sidney Sá, a depender do tamanho do território, o carro fumacê fica de segunda a sexta-feira para cobrir todas as áreas de maior incidência do mosquito, como ocorreu no ciclo anterior, quando 13 municípios receberam o reforço no combate ao vetor. Salienta a gerente que o inseticida mata o Aedes em sua fase adulta, de forma que o carro fumacê não substitui o trabalho dos agentes de endemias que é focado na identificação e destruição dos criadouros do inseto.

Atenção

Sidney Sá acha importante alertar as famílias para que não deixem suas crianças nas ruas durante a atuação do carro fumacê para evitar que elas corram atrás dos veículos, desse modo evitando acidentes e incidentes, considerando que o inseticida é um veneno. “Pedimos ainda às famílias que deixem portas e janelas abertas no momento da passagem do fumacê para que possamos alcançar o maior número possível de Aedes”, concluiu.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Mais da metade dos maiores de 18 anos consome bebidas alcoólicas
Assédio é principal violência a meninas em ambiente virtual
Entenda as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica
Simão Dias receberá Centro de Especialidades Médicas e Base do Samu