Aracaju, 3 de dezembro de 2021

Pré-candidatos plantam verde

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Adiberto de Souza *

Nem todo mundo que se apresenta agora como pré-candidato a governador vai encarar essa empreitada. Tem muita gente plantando verde na esperança de colher maduro, enquanto outros querem montar um cavalo selado. Entre os que dormem e acordam sonhando com essa montaria estão o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ulices Andrade. Ora, o pedetista não vai largar uma prefeitura na mão por um governo voando. O mesmo se pode dizer de Ulices: ele só renunciaria oito anos no TCE se tivesse a quase certeza da vitória. Por outro lado, ao anunciar o desejo de disputar o governo, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) está mirando, na verdade, na vaga de senador. O também pré-candidato Valmir de Francisquinho (PL) faz promessas para ser indicado vice numa chapa majoritária com chances de vitória. Assim como Edvaldo e Ulices, tanto Laércio quanto Valmir também não deixarão um aprumado cavalinho selado passar em brancas nuvens por suas portas. Portanto, dos pretendentes ao governo expostos na vitrine, o único que deve ir para o tudo o nada é o petista Rogério Carvalho, pois sabe que se perder a eleição em 2022 terá quatro anos de vida mansa no Senado. Marminino!

Prepare o bolso

Como já era esperado, os preços da gasolina e do óleo diesel foram reajustados, nesta terça-feira, em 7,05% e 9,15%, respectivamente. Já tem gente pensando em trocar o calhambeque por qualquer ser andante que não consuma combustível. Que tal um jegue? Enquanto isso, o presidente Bolsonaro cobra de seu “Posto Ipiranga” uma solução para a crise econômica. Pensando em se livrar dos problemas gerados pelos reajustes dos combustíveis, o capitão de pijama ameaça privatizar a Petrobras. Tá igual ao energúmeno que matou a vaca para acabar com os carrapatos. Misericórdia!

Quem me quer?

O vereador aracajuano Breno Garibalde (DEM) defende que se realize, o quanto antes, um plebiscito para decidir se a Zona de Expansão pertence a Aracaju ou a São Cristóvão. Por decisão do Supremo Tribunal Federal, desde junho passado que o IPTU daquela região é recolhido pela Prefeitura sancristovense. Enquanto aguardam uma definição, os moradores da Zona de Expansão padecem com a falta de saneamento básico, pavimentação, creches, áreas de lazer, segurança e sofrem com um transporte público de péssima qualidade. Crendeuspai!

Senhor pastel

André Moura (PSC), secretário do governo fluminense, tem usado o tempo livre para saborear pastéis nas feiras livres de Sergipe. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a oito anos de cadeia por improbidade administrativa e tornado inelegível por cinco anos, o fidalgo até já criou o selo “André de Pastel Top”. Após provar a guloseima, Moura decide se o boteco merece receber a sua classificação. A barraca Parada Obrigatória, na zona norte de Aracaju, teve o tal selo afixado no balcão. Ah, bom!

Ao deus-dará

Por que será que a Secretaria da Fazenda não cuida melhor do patrimônio público. Agora mesmo, o Sindifisco está denunciando o abandono do posto fiscal de Cristinápolis, localizado no quilômetro 203, da BR-101. Segundo a entidade, as instalações interna e externa estão caindo aos pedaços, mobiliário está deteriorado e o matagal ocupa parte do piso do pátio, completamente esburacado. E olha que por aquele posto passam 65% das mercadorias que entram e saem de Sergipe. Home vôte!

Há vagas

Tá interessado num bom emprego federal? Pois fique sabendo que o governo Jair Bolsonaro continua nomeando gente para dirigir órgãos federais em Sergipe. Segundo as línguas ferinas, a bancada sergipana aliada do capitão de pijama tem disputado as “boquinhas” quase aos tapas. Vixe! Para ser indicado a um desses bem pagos empregos, basta ter votado em Bolsonaro, ser ficha limpa e protegido de um deputado federal ou senador da terrinha. E então, você tá nessa?

Novo palanque

O governador Belivaldo Chagas (PSD) avionou, ontem, à Brasília com dois objetivos: tratar com a bancada federal sergipana sobre as emendas a serem apresentadas ao Orçamento da União para 2022, e prestigiar, amanhã, a filiação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao PSD. O distinto está trocando de partido pensando em disputar a Presidência da República. Caso o projeto de Pacheco se confirme, os governistas de Sergipe terão que montar mais um palanque na campanha eleitoral do próximo ano. Danôsse!

Travesti na Câmara

A vereadora Linda Brasil (Psol) promete fazer, hoje, uma entrada ruidosa no prédio reformado da Câmara de Aracaju. Após demorada reforma física das instalações, o Legislativo da capital realiza nesta terça-feira a primeira sessão plenária dessa legislatura. Única mulher trans eleita até agora em Aracaju, Linda sairá em cortejo de seu gabinete até o Legislativo para, literalmente, ocupar sua cadeira no plenário. Estarei representando todas as pessoas que acreditam num projeto transformador de sociedade”, discursa Brasil. E ela acrescenta que “vai ter travesti na Câmara de Aracaju sim”. Aff Maria!

Come e dorme

Deve ser terrível para o servidor estadual, sem reajuste salarial há quase uma década, saber que políticos sem mandatos recebem mais de R$ 10 mil mensais como comissionados do estado. Para a turma do “comer e dorme” o melhor é que não precisa aparecer no “trabalho”, mas apenas pedir ao povo pra votar nos padrinhos políticos deles. Ô Brasilzão sem jeito!

Petróleo e gás

Visando promover discussões e alinhar conhecimentos sobre o atual cenário do setor acontece, amanhã, o 1º Webinar de Petróleo e Gás de Sergipe. Estão confirmadas as participações de instituições, empresas e diversos agentes inseridos na cadeia produtiva de óleo e gás no estado. Os palestrantes abordarão as estratégias, oportunidades, desafios e projetos para o setor de P&G em Sergipe, abrindo espaço para o debate. A programação e outras informações sobre inscrição podem ser conferidas no https://lojavirtual.se.sebrae.com.br/loja/evento/212215327-1-webinar-de-petroleo-e-gas . Participe!

Sem risco

Um bebinho dizia num boteco de Aracaju que junho é o mês preferido da classe política. Segundo o pinguço, no período junino os políticos fichas-sujas podem participar de quadrilhas sem correr o risco de serem presos em flagrante. Cruz credo!

Recorte de jornal

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Diário de Sergipe, em 29 de abril de 1950.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Linda Brasil aprova em primeira discussão projeto que exige de intérprete de Libras
Dra. Paula Saab recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Aracaju
Alessandro Vieira trabalhou de forma intensa para melhorias na PEC dos Precatórios
TRE-SE cassa mandato do deputado federal Valdevan Noventa em votação unânime, mas cabe recurso junto aoTSE