Aracaju, 5 de dezembro de 2021

Alessandro cobra do Ministério da Educação retomada do pagamento das bolsas da Capes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Frente ao grande prejuízo causado a milhares de estudantes do Brasil e de Sergipe, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) enviou ofício ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta terça-feira (27), solicitando a intensificação dos esforços para a regularização do pagamento das bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) são os mais prejudicados pela falta do pagamento.

Estudantes universitários de todo país protestam contra o atraso no pagamento das bolsas, e denunciam a situação de vulnerabilidade socioeconômica. A liberação do pagamento das bolsas está condicionada à aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 17/2021 que destina R$ 43 milhões para o pagamento de 60 mil bolsistas da educação básica. A votação está prevista para acontecer nesta quarta-feira (27), em Brasília.

Por meio do ofício, o senador Alessandro cobra do Ministério da Educação maior empenho na resolução do problema e confirma seu apoio para a rápida aprovação do PLN 17/21. “De nossa parte, estamos envidando os esforços necessários para a aprovação do Projeto de Lei (PLN) 17/2021, que visa possibilitar readequação orçamentária e contribuir com a solução deste problema, que demanda, principalmente, o empenho deste Ministério”, destaca Vieira.

A bolsa da Capes é a única fonte de renda de muitos estudantes, que utilizam o valor de R$ 400 para garantir a permanência nas universidades. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), por exemplo, cerca de 400 estudantes recebem a bolsa do Pibid. Sem condições de permanência qualificada, toda a formação acadêmica fica comprometida.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Alessandro protocola novo pedido para instalação de CPI sobre Orçamento Secreto
Valadares Filho reeleito presidente estadual do PSB e Rogério exalta aliança em construção com o PT para um projeto forte
Natal Iluminado: programação contempla música e oficinas neste sábado. São mais de 4,5 mi de pontos de luz enfeitando
ABIH-SE promoverá 2ª edição do road show Viva Aracaju