Aracaju, 29 de março de 2024

Especialista evidencia o impacto causado pelo aumento do nível do mar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Entre as principais consequências estão o impacto no bem-estar humano e nos ambientes marinhos costeiros.

Dados preocupantes divulgados pelo Serviço de Monitoramento do Meio Marinho do programa Copernicus revelaram que o nível dos oceanos vem subindo 3,1 milímetros  por ano e a cobertura de gelo do Ártico, desde 1979, caiu 12,89% por década, com mínimos recordes nos últimos dois anos. Para a entidade, o principal motivo para ocorrência desse fenômeno é o aquecimento global.

“A principal preocupação com o dado é que o conjunto de fenômenos decorrentes provocará enorme impacto no bem-estar humano e nos ambientes marinhos costeiros”, declara o professor da Universidade Tiradentes (Unit), doutor Anderson Sobral.

O docente destaca ainda outras consequências ocasionadas com o avanço do nível do mar. “Uma elevação relativamente pequena do nível dos oceanos poderia provocar a contaminação dos lençóis de água subterrâneas com sal, inundar planícies costeiras e até cidades, deixando milhões de pessoas desabrigadas. Para se evitar a destruição de cidades importantes, as nações seriam forçadas a conter o avanço do mar com gastos exorbitantes”, salienta.

Outra publicação, desta vez o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), evidenciou que, no período entre 1850 e 1900, as emissões de gases pelas atividades humanas foram responsáveis por cerca de 1,1 °C de aquecimento global. Além disso, o referido documento ainda prevê que, em média, a temperatura global deverá alcançar ou ultrapassar 1,5 °C de aquecimento nos próximos 20 anos, comparado ao nível pré-industrial.

“Uma elevação de 0,5 m nos níveis dos oceanos desabrigaria 16% da população do Egito. O arroz, principal gênero alimentício de produção da Ásia, é cultivado em deltas de baixas elevações e planícies alagadas. Uma elevação de 1 m nos níveis oceânicos levaria à inundação de muitas áreas de cultivo de arroz, reduzindo de forma substancial a produção”, enfatiza o professor da Unit.

“Grande parte das Maldivas, uma nação de 1.196 ilhas no Oceano Índico, desapareceria se o nível do mar se elevar em 2 m. Tal elevação inundaria 28% de Bangladesh, juntamente com grandes porções da Louisiana e da Flórida, nos Estados Unidos. Também as principais capitais brasileiras poderão ter seus ambientes costeiros prejudicados”, complementa.

O especialista explica que a diferença da energia que o planeta recebe pode causar eras com climas mais amenos/frios (glaciações) ou intensos/quentes (aquecimento) como o vivenciado em 2021. “Os estudos demonstram que a situação climática no planeta Terra é cíclica e as transgressões e regressões já ocorreram mesmo sem o humano (Homo sapiens) existir. O que se deve buscar é uma ocupação harmônica do meio ambiente, valorizar os diferentes tipos de ciências, inclusive as ambientais, para realizar monitoramento dos diferentes parâmetros”, finaliza.

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também