Aracaju, 29 de novembro de 2021

Dia Nacional da Saúde Bucal: pequenos hábitos podem evitar doenças

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A higienização eficiente da cavidade bucal pode reduzir, inclusive, a perda dental; especialista informa quais são as principais doenças relacionadas ao tema

Desde a infância, aprendemos pequenos hábitos que ajudam garantir uma saúde bucal eficiente, evitando diversas doenças, como é o caso das cáries. Mesmo com atenção redobrada, o acompanhamento de um dentista é fundamental para prevenir problemas.

A Dra. Suyana Carneiro, dentista do Sistema Hapvida, explica que há sinais claros de que está na hora de procurar suporte profissional, são eles: dor de dente, dor durante a mastigação, sensibilidade nos dentes, sangramento, feridas, fraturas e abcessos.

Apesar de ser a principal, a cárie não é a única doença relacionada à saúde bucal, como explica a dentista:

“Outras doenças muito comuns são a gengivite, que é a inflamação da gengiva; a periodontite, que é a inflamação do osso, que pode causar, inclusive, se não for cuidada adequadamente, a perda dentária; afta; placa bacteriana e a halitose, ou seja, o mau hálito”, explica.

Uma boa higienização da cavidade bucal (não apenas dos dentes) pode evitar todas essas doenças. Alguns pontos importantes e que precisam ser reforçados sempre são: o uso do fio dental, a escovação de forma correta, com uma escova macia e creme dental. Essa escovação deve ser realizada após cada refeição e, principalmente, antes de dormir.

Foto assessoria

Por Laila Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Arquiteta fala sobre mudanças nos lares durante a pandemia
Inscritos no Enem fazem neste domingo segundo dia de provas
Covid-19: Aracaju vacinou 17.398 mil pessoas nesta semana
Vice-governadora conhece serviços da Casa Mulher em Itabaianinha