Aracaju, 22 de janeiro de 2022

Henri Slezynger, fundador da Unigel, recebe Título de Cidadão Sergipano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Propositura do deputado Zezinho Sobral demonstra reconhecimento do povo sergipano pela reabertura da fábrica em Laranjeiras e a retomada da produção de fertilizantes

A Assembleia Legislativa de Sergipe concedeu nesta quinta-feira, dia 04, o Título de Cidadania Sergipana ao empresário e engenheiro Henri Armand Slezynger, fundador e presidente do Conselho da Unigel, grupo empresarial que arrendou a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras. A retomada do parque industrial representa a renovação da cadeia produtiva de fertilizantes, a potencialização da indústria sergipana e o restabelecimento dos empregos do Vale do Cotinguiba e do Japaratuba.

“Quando um cidadão acredita nas potencialidades de uma terra (que não é a sua de origem), naturalmente é porque ele vê a força do lugar, tem o sentimento agregador e tem uma visão ampla, pensando no futuro de todas as pessoas que ali residem. Dessa forma, radiografamos o pensamento de Henri Armand Slezynger, que acreditou e arrendou a antiga Fafen para que Laranjeiras e o estado de Sergipe continuassem nos trilhos do desenvolvimento”, celebrou o deputado estadual Zezinho Sobral, autor da propositura que homenageia o empresário.

A trajetória do presidente do conselho e fundador de uma das maiores empresas químicas do Brasil é brilhante. Henri nasceu em 26 de abril de 1936 em Antuérpia, na Bélgica, e atravessou o Atlântico aos três anos de idade e se tornou cidadão brasileiro, realizando os estudos primários e secundários no Rio de Janeiro. O mergulho na engenharia química aconteceu no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). Aos 30 anos fundou a Unigel, companhia que, em abril deste ano, completou 55 anos como uma das maiores petroquímicas do Brasil. Hoje, a companhia está presente em São Paulo, Bahia e Sergipe, além da forte atuação no México. Ao todo são mais de 4 mil funcionários.

Para o novo cidadão sergipano, receber o Título foi um misto de muita alegria e emoção. “Estou honrado e emocionado. Neste estado querido de Sergipe, na bela capital Aracaju e na linda Laranjeiras, encontrei carinho, fidalguia. Eu, minha família e meus amigos da Unigel estamos muito felizes com a honraria e cada vez mais responsáveis em cuidar e liderar esta magnífica fábrica. Tenho a certeza que tudo faremos para corresponder às expectativas do povo sergipano, além de atuar com muito compromisso na cadeia produtiva agrícola e ambiental”, agradeceu Henri Armand Slezynger, destacando a importância da soma de esforços de todos os técnicos do grupo.

“Cientes de nossa responsabilidade social, nosso grupo pretende implantar escolas para atender a população carente de Laranjeiras, a exemplo de uma creche e um colégio de ensino fundamental. Essa é uma das formas que temos de retribuir tanto acolhimento, amparando a quem mais precisa. Mesmo com a produção de ureia, estamos assistindo 500 pessoas de Laranjeiras e regiões próximas. É uma satisfação contribuir para fazer com que Sergipe seja um dos estados referência no agronegócio brasileiro”, complementou Slezynger.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o deputado federal Laércio Oliveira, o superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, o diretor de relações institucionais da Unigel em Sergipe, Eduardo Barreto, familiares, amigos e equipe técnica do grupo Unigel.

Relação com Unigel

A antiga unidade da Fafen Laranjeiras iniciou as operações em 1982 com o objetivo de produzir fertilizantes nitrogenados para agricultura e pecuária: ureia, sulfato de amônio, ácido nítrico, gás carbônico e hidrogênio. Em 2018, quando a Petrobras anunciou o fechamento tanto da fábrica sergipana quanto da baiana, alegando perdas no setor de fertilizantes, todos os sergipanos mostraram preocupação e, dentre os envolvidos no processo, o deputado estadual Zezinho Sobral estava presente na defesa da permanência da unidade sergipana e dos empregos dos trabalhadores. No mesmo ano, foi iniciado um movimento junto às Câmaras de Vereadores dos municípios do Vale do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba que fizeram uma sessão conjunta com o governador Belivaldo Chagas para defender a fábrica, os empregos e os interesses de Sergipe.

Em 2019, Zezinho Sobral reafirmou o compromisso com a reabertura da Fafen, participando de diversas reuniões na Petrobras, realizando visitas à unidade, debatendo a pauta com os parlamentares sergipanos, além de fazer visitar a Assembleia da Bahia para tratar do assunto. No mesmo ano, esteve no Rio de Janeiro e testemunhou a Petrobras assinando o contrato de arrendamento das unidades da Fafen em Sergipe e da Bahia. “Foi uma honra testemunhar aquele momento, ver o resultado da nossa luta e conhecer pessoalmente o engenheiro Henri. O retorno das operações em janeiro de 2021 foi celebrado por todos os moradores do Vale do Cotinguiba e do Japaratuba, em especial de Laranjeiras, com as famílias, os trabalhadores, vereadores, prefeitos e todo o estado de Sergipe que somou conosco para não perdermos a unidade. A fábrica voltou a funcionar, renovando a esperança da geração de emprego, renda, da agricultura e do desenvolvimento para Sergipe”, recordou Zezinho Sobral, que é laranjeirense.

Em maio de 2021, a Unigel Agro iniciou a produção de fertilizantes nitrogenados em Laranjeiras no estado de Sergipe e se tornou o maior produtor de ureia no país. Sergipe passou a ter capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. A Unigel já gerou mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, além dos que são gerados nas misturadoras de fertilizantes e transportadoras.

“A Unigel produzindo é a realização de um sonho para o desenvolvimento de Laranjeiras e de Sergipe. A economia sergipana é impulsionada, se torna competitiva e os trabalhadores têm oportunidades em sua terra. É a cidadania plena através da geração de emprego. A unidade é fundamental para nossa economia na produção de fertilizantes, pois são eles que dão competitividade na agricultura familiar e no agronegócio”, comemorou Zezinho Sobral.

Para o diretor de relações institucionais da Unigel em Sergipe, Eduardo Barreto, que acompanhou de perto todo o desenvolvimento da unidade fabril em Laranjeiras, desde o início das operações da antiga Fafen até agora. “A Fafen foi a fábrica onde nasci e cresci profissionalmente. Hoje, é gratificante ver o resultado da soma de esforços de toda a equipe para a retomada da fábrica através da Unigel. Somos gratos ao Dr. Henri por ter acreditado no agronegócio brasileiro e sergipano, sendo um agente germinador de empregos e de renda para o município de Laranjeiras e o estado de Sergipe. Parabéns ao deputado Zezinho Sobral por essa oportunidade justa e merecida em homenagear este empreendedor e pelo constante apoio dado ao agronegócio e a sua terra natal”, sintetizou.

Fonte e foto Ascom Deputado Zezinho Sobral

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Escola de Artes Valdice Teles abre inscrições para 685 vagas em diversos cursos
Defesa Civil segue monitorando municípios sergipanos margeados pelo Rio São Francisco
Provas do Enem 2022 serão aplicadas no mês de novembro; confira todo cronograma
Prefeitura abre novo edital para eleição do Conselho da Previdência