Aracaju, 22 de janeiro de 2022

Novembro Azul busca conscientizar sobre a saúde do homem

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A campanha Novembro Azul é realizada durante todo o mês com o objetivo de conscientizar sobre a saúde do homem. A Lei Nº 8176/2016 Institui a data no Calendário Oficial do Estado de Sergipe.

Durante o mês, devem ser realizados palestras e debates de esclarecimentos, campanhas, reuniões, encontros, eventos, exames e outras ações educativas e preventivas ao combate de doenças. As ações podem ser realizadas em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis.

A lei determina que é preciso promover o acesso da população masculina aos serviços de todos os níveis de atenção à saúde, possibilitando a efetividade do tratamento, além de intensificar a capacitação técnica dos profissionais para o atendimento do homem. É preciso ainda disponibilizar insumos, equipamentos e materiais educativos.A saúde do homem engloba os diversos tipos de câncer, a exemplo dos tumores de próstata e reto, além de cuidados com diabetes, hipertensão e doenças cardiorrespiratórias. O câncer de próstata é o mais frequente e, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Por isso, a importância de procura atendimento médico para realizar o exame.

Foto: Pixabay

Por Wênia Bandeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Escola de Artes Valdice Teles abre inscrições para 685 vagas em diversos cursos
Defesa Civil segue monitorando municípios sergipanos margeados pelo Rio São Francisco
Provas do Enem 2022 serão aplicadas no mês de novembro; confira todo cronograma
Prefeitura abre novo edital para eleição do Conselho da Previdência