Aracaju, 5 de dezembro de 2021

Prefeitura de Aracaju monitora áreas da cidade influenciadas pela maré

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta quinta-feira, 4, as equipes da Prefeitura de Aracaju mantiveram atenção aos locais que, historicamente, sofrem influência da maré alta, e seguem monitorando a instabilidade climática, na capital. De maneira preventiva, desde a quarta-feira (3), a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, emite alertas SMS através do serviço 40199, com informações sobre o horário de cheia da maré.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, indica que o monitoramento ocorre de forma estratégica e reforçada. “O fenômeno está previsto para ocorrer até o próximo sábado, 6. Estamos com as equipes atentas e preparadas para adotar as providências que forem necessárias à redução de transtornos à população”, pontuou.

As regiões que demandam maior atenção são o bairro Treze de Julho, nas proximidade da Praça da Imprensa e canal da avenida Anísio Azevedo, assim como o loteamento Estrela do Oriente e adjacências, no Bugio.

O coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, ressalta que esses locais foram acompanhados, mas que não foram registradas ocorrências. “Foi possível observar maior impacto em alguns pontos do bairro Jardim Centenário, e Loteamento Estrela do Oriente, no Bugio, durante o pico da maré. Nas avenidas Anísio Azevedo e Acrísio Cruz houve baixo impacto, sem alterações para o fluxo de veículos”, explicou.

Com base nas informações da Capitania dos Portos de Sergipe, a maré deve atingir 2,3 metros na sexta-feira, às 4h08; e no sábado, às 4h53. Já no final da tarde, o volume esperado é de 2,2 m, sendo às 16h24 da sexta-feira e às 17h04 do sábado.

Em situações de risco, a Defesa Civil pode ser acionada através do número emergencial 199, que funciona 24h, todos os dias da semana. Já para receber os alertas oficiais basta realizar cadastro enviando uma mensagem SMS para o número 40199. É preciso inserir, no campo da mensagem, o CEP da localidade sobre a qual deseja receber informações. O serviço é gratuito.

SMS 40199

Com mais de 51 mil números cadastrados, o serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativos de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Foto Defesa Civil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Assédio é principal violência a meninas em ambiente virtual
Entenda as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica
Simão Dias receberá Centro de Especialidades Médicas e Base do Samu  
Espetáculo circense é uma das atrações do Natal Iluminado