Aracaju, 28 de março de 2024

Em setembro, produção de petróleo em SE somou 7,3 mil barris por dia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), revelou que a produção de petróleo no estado, em setembro deste ano, alcançou, em média, 7,3 mil barris por dia (bpd), registrando queda de 2,3% em relação à produção do mês anterior, agosto último. No comparativo com setembro de 2020, houve redução de 30,6%.

Extração de Petróleo em terra e mar

Do total produzido no nono mês do ano, 98,8% ou 7,2 mil barris por dia (bpd) foram extraídos em terra. Nesse tipo de produção, em termos relativos, observou-se recuo de 1,6% na comparação com o mês anterior. No entanto, em relação ao volume produzido em setembro de 2020, notou-se retração de 27,9%.

Já a produção no mar chegou, em média, a 90 barris por dia (bpd), abrangendo 1,2% da produção total. Em termos comparativos, verificou-se redução de 38,4% em relação ao último mês de agosto. Na comparação com setembro do ano passado, observou-se queda de 82,7%.

Produção de Gás em setembro/2021

A produção de gás natural, em setembro de 2021, somou 1,2 milhão de metros cúbicos (m³). Em termos relativos, houve decréscimo de 14% na comparação com o mês antecedente (agosto/2021). Já em relação ao mês de setembro de 2020, observou-se retração de 35,9%.

A produção em terra foi a principal fonte de produção de gás natural no estado, totalizando pouco mais de 1,2 milhão de metros cúbicos (m³), no período analisado. Esse volume correspondeu a 99,9% do total produzido em setembro no estado, ao passo que a produção em mar foi de aproximadamente 1 mil metros cúbicos (m³), representando 0,1% da produção.

NIE/FIES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também