Aracaju, 29 de março de 2024

Energisa orienta sobre segurança com a rede elétrica em construções

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
8

Seguir as recomendações de distância da rede é essencial para evitar acidentes

O momento de construir e reformar o imóvel é acompanhado de muitas expectativas, mas obras próximas à rede elétrica requerem cuidados ainda maiores durante o manuseio de materiais para evitar acidentes e interrupções de energia. A Energisa Sergipe alerta sobre os cuidados com a rede elétrica durante obras.

Os profissionais devem ficar atentos às distâncias mínimas de segurança da rede elétrica, que deve ser de dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando tiver o uso de andaimes. Os cuidados também devem existir durante os serviços de pinturas. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para esse tipo de trabalho.

“Seguir a orientação quanto ao distanciamento de segurança em relação à rede elétrica é fundamental para garantir a prevenção de acidentes. Um acidente pode acontecer sem que haja contato direto com os fios. A proximidade pode causar uma descarga por indução elétrica, que como consequência pode gerar sérias lesões ou mesmo a morte”, explica o coordenador do departamento de Saúde e Segurança, Robson Jezler.

Abaixo algumas orientações de segurança:

-Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;

-Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e da rede;

-Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica.

Por Adriana Freitas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também